Prova Brasil 2017 será aplicada a partir de segunda

19/10/2017 13:57

A- A+

Ascom / Semed

compartilhar:

A Prova Brasil, que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), será aplicada entre os dias 23 de outubro e 3 de novembro na rede municipal de Maceió. A data foi definida pelo Sistema de Avaliação Educação Básica (Saeb) do Ministério da Educação (MEC).

A técnica pedagógica responsável pela articulação do Programa Escola 10 na rede municipal de Maceió, Sheila Vasconcelos, disse que a Prova Brasil avalia os conhecimentos dos alunos em matemática e língua portuguesa. “O resultado do desempenho é um dos elementos que compõem o Ideb, calculado por escola”. Sheila informou que a avaliação vai envolver 92 escolas da rede municipal do ensino fundamental. “A participação envolve vários coordenadores dentro do Programa Escola 10, ao qual a Secretaria de Educação de Maceió fez adesão e definiu algumas metas, entre elas, a meta de proficiência dos alunos na rede”, explicou.

Sheila Vasconcelos informou também que a Secretaria de Educação realizou vários simulados com os alunos e encaminhou às escolas questionários para auxiliar os alunos durante o momento da prova. “Com os questionários os alunos puderam exercitar algumas respostas, que muitas vezes ficam em branco até por desconhecimento de alguns termos presente na avaliação”, ressaltou. Outra novidade apontada pela coordenadora é a utilização do lápis no preenchimento do cartão-resposta para os alunos do 5º ano. “No 9º ano os alunos utilizam caneta preta ou azul para o preenchimento do cartão-resposta”,frisou.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a Prova Brasil e o Saeb são avaliações para diagnóstico em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

Ainda segundo o Ministério, a partir das informações do Saeb e da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias.

Primeira Edição © 2011