Governo doa mais de 2 milhões de alevinos a agricultores familiares

Além de incentivar o cultivo do pescado, política tem levado renda extra aos pequenos agricultores e fixado o homem no campo em todo Estado

18/10/2017 14:44

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Mais de 5 mil famílias de pequenos produtores rurais em Alagoas foram beneficiadas com a distribuição de 2 milhões de alevinos da espécie tilápia e são relativos a janeiro e setembro deste ano, o que significa um recorde na política implantada pelo Governo de Alagoa na doação e incentivo da cultura do pescado.  Os dados foram anunciados esta semana, de acordo com relatório da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri) 

Os números representam o foco no fomento da produção de pescado em Alagoas, além de promover o aumento da produtividade em corpos hídricos utilizados apenas para o armazenamento de água.

O secretário Álvaro Vasconcelos afirma que o volume de mais de dois milhões de alevinos doados até o momento é de um grande significado social e agrega valor às atividades agrícolas em Alagoas desenvolvidas com foco nos pequenos produtores rurais.

“Este programa instituído pelo Governo de Alagoas, além de incentivar o cultivo e o consumo do pescado, tem levado uma renda extra aos agricultores familiares e fixando o homem no campo em todas as regiões do Estado”, ressalta Vasconcelos.

Um dos beneficiados com a distribuição de alevinos, o agricultor Marcelo Venâncio, do Povoado Vila Nova, do município de Olivença, no Sertão alagoano, afirma que os alevinos são de grande importância para as famílias porque geram uma renda a mais.

“As famílias só têm a agradecer ao governo e o peixamento tem trazido alegria porque todas as barragens e açudes estão cheios”, comemora o presidente da Associação de Vila Nova, em Olivença.

Entre os municípios alagoanos já contemplados pela Seagri este ano estão Atalaia, Boca da Mata, Campo Alegre, Delmiro Gouveia, Flexeiras, Jundiá, Junqueiro, Limoeiro de Anadia, Messias, Murici, Novo Lino, Penedo, Piranhas, Rio Largo, Satuba, Marechal Deodoro e Maravilha.

Também foram contempaldos  com a distribuição de alevinos os municípios de Anadia, Estrela de Alagoas, Jaramataia, Major Izidoro, Ouro Branco, Santana do Ipanema, Olho D’Água das Flores, Monteiropolis, Campo Alegre, Coqueiro Seco, entre outros.

Os alevinos doados pela Seagri são produzidos nas estações de piscicultura de Rio Largo e Piranhas e oriundos da parceria com o Centro de Referência de Aquicultura do Baixo São Francisco (Ceraqua) da Codevasf.

Primeira Edição © 2011