A atriz, modelo e miss Victória Barbosa em ensaio da peça Auto da Compadecida sob direção de Cynthia Falabella

16/10/2017 11:19

A- A+

Maria Emilia Genovesi

compartilhar:

A Miss Arujá 2017, atriz e modelo Victoria Barbosa aproveitou o feriado para ensaiar com seu grupo de teatro a clássica e famosa peça o Auto da Compadecida no CN Artes localizado nos jardins SP.

 

A peça vai estrear em 16 de dezembro de 2017, e o grupo de teatro está sob a direção de Cynthia Falabella que comanda os atores mirins e adolescentes.

 

Focados no sucesso da única apresentação os atores estão se dedicando ao máximo para apresentar o texto baseado na obra de Ariano Suassuna. Assistiram o filme , leram o livro e agora ensaiam com dedicação por causa do bom entendimento da obra.

 

Junto com Victória estão as atrizes Giovanna Valenthino, Thamara Neves e o ator mirim Diego Fecini.

 

sobre o Auto da Compadecida

 

 

Auto da Compadecida é uma peça teatral em forma de auto, em três atos, escrita pelo autor brasileiro Ariano Suassuna em 1955. Sua primeira encenação aconteceu em 1956, em RecifePernambuco. A peça também foi encenada em 1974, com direção de João Cândido.

Trata-se de um drama ocorrido na região Nordeste do Brasil, com elementos da tradição da literatura de cordel, do gênero comédia e traços do barroco católico brasileiro. A obra mistura cultura popular e tradição religiosa.

Na escrita, apresenta traços de linguagem oral, demonstrando na fala do personagem sua classe social. Há também regionalismos, pelo fato de a história se passar no nordeste, região em que o autor nasceu.

Auto da Compadecida projetou Suassuna em todo o país e foi considerada por Sábato Magaldi, em 1962, “o texto mais popular do moderno teatro brasileiro”. A peça foi adaptada para o cinema pela primeira vez em 1969, com o filme A Compadecida. A segunda adaptação foi em 1987, com o filme Os Trapalhões no Auto da Compadecida.

Em 1999, foi apresentada como a minissérie O Auto da Compadecida pela Rede Globo de Televisão (em que houve o acréscimo do artigo “o” antes do nome original). Essa foi a adaptação mais conhecida, e foi editada em 2000 para exibição nos cinemas. Nela aparecem alguns personagens, como o Cabo Setenta, Rosinha e Vicentão, que não fazem parte da peça original, mas da obra A Inconveniência de Ter Coragem, também de autoria de Ariano Suassuna.(fonte WìkipediA)

Primeira Edição © 2011