Maceió Rosa: ações chegam à Praça da Faculdade

11/10/2017 10:54

A- A+

Secom Maceió

compartilhar:

Com o objetivo de ampliar o combate ao câncer de mama, a Praça da Faculdade, no bairro do Prado, recebeu as ações do Maceió Rosa, nesta terça-feira (10). Das 15 às 18h, servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e voluntários ofereceram serviços de saúde e repassaram orientações sobre a prevenção da doença.

“Se tem 11 meses que você se esquece de fazer exames, tem um mês no ano, outubro, que não tem como esquecer. A divulgação das ações está bem expansiva, mas as mulheres ainda estão muito tímidas para procurar exames como a mamografia e citologia, às vezes por medo do diagnóstico. Nas praças, com o Maceió Rosa, viemos com essa missão: conscientizar essas mulheres sobre a importância de se cuidar”, disse a presidente da Casa Rosa, Myrta Jeanne.

Mirta Jeanne - Presidente da Casa Rosa. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Myrta Jeanne, presidente da Casa Rosa. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Durante as ações do Maceió Rosa nas praças da cidade, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) leva alguns exames rápidos, como o de sífilis, HIV/AIDS e glicemia, além de passar a orientação para tratamento, inclusive o encaminhamento para exame de mamografia. As mulheres que quiserem sair com esse encaminhamento podem procurar as ações nas praças durante o mês de outubro.

Maceió Rosa promove ação educativa na Praça da Faculdade. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Maceió Rosa promove ação educativa na Praça da Faculdade. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Para a estudante Jeane Silva, a ação é importante para alertar as mulheres sobre a importância da prevenção. “Tem muita gente desinformada. Aqui é uma oportunidade para ter acesso a exames gratuitos, pois muita gente não tem condições de fazer. Fiz o exame de glicemia e de HIV/AIDS. Não dói, o atendimento foi ótimo e o resultado sai na hora”, disse.

Além das servidoras da SMS, voluntárias do Grupo Renascer, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Casa Rosa e Sesc também participam da ação. “Fazemos a panfletagem explicando o que é doença, muita vezes com o testemunho das mulheres que já tiveram câncer e que contam suas histórias. Acredito que isso faça a diferença. Entregando o panfleto com informações de combate, e dizendo ‘ eu tive câncer, não tive essa informação que estou te dando agora’ , é diferente”, destacou a presidente do Grupo Renascer, Nadja Reis.

Maceió Rosa promove ação educativa na Praça da Faculdade. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Maceió Rosa promove ação educativa na Praça da Faculdade. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Atitude Exige Coragem

Este ano, o Maceió Rosa tem como tema “Atitude Exige Coragem, Pacientes no Controle”, o que reforça a importância do exame de mamografia para o diagnóstico precoce do tumor, que se detectado precocemente, possui 95% de chances de cura. No dia 17, as atividades do Maceió Rosa chegam até a Praça do Bicentenário, no Conjunto José Tenório.

Programação completa:

17/10 – Praça do Bicentenário (Conjunto José Tenório).

Rede Feminina

– Distribuição de Folders;

– Mama amiga;

– Distribuição de lacinhos;

– Venda de camisetas e bazar;

– Recebimento de doação de cabelos.

Renascer

– Grupo Canto;

– Panfletagem;

– Oficina de turbantes;

– Venda de Camisetas.

Secretaria de Saúde

– Saúde da Mulher – Panfletagem, orientações de DST/AIDS;

– Testagem de HIV e Sífilis.

Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude

– Aula de Zumba.

Sesc

– Orientação Nutricional;

– Calculo de IMC;

– Orientação sobre sedentarismo e risco cardíaco com um educador físico;

– Orientações sobre a prevenção de câncer de mama e colo de útero através de jogos e dinâmicas;

Casa Rosa

– Oficina de Turbantes;

– Encaminhamento para Mamografia e Citologia;

– Venda de produtos para arrecadar fundos para a instituição.

 

 

Primeira Edição © 2011