Saúde promove ações contra a sífilis no Shopping Pátio

09/10/2017 11:14

A- A+

Ana Cecília da Silva – Ascom/SMS

compartilhar:

A Gerência de Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o Sesc Alagoas e Shopping Pátio Maceió, promoveram nesse domingo (8), no Shopping Pátio (Benedito Bentes), uma série de ações alusivas à Campanha “Elimina Sífilis”, que durante todo o mês de outubro tem o objetivo de levar para a população a necessidade de prevenção e diagnóstico precoce da doença como forma de reduzir o número de casos na capital.

Durante todo o dia foram realizadas oficinas educativas, orientações sobre o uso correto do preservativo masculino e feminino e mutirão de testagem rápida para HIV e Sífilis, como estratégia para realizar diagnóstico precoce e encaminhar o mais rápido possível para tratamento os casos positivos.

“Além das ações em shoppings e locais de grande circulação na capital, estão sendo realizadas salas de espera nas unidades de saúde com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos da sífilis e também sensibilizar os profissionais para diagnóstico e tratamento precoces”, explicou Tereza Carvalho, técnica da gerência de DST/Aids e Hepatites Virais da SMS.

sifilis_shoppingpatio2

O “Dia D” da campanha será no dia 10 de outubro, onde todas as unidades de saúde intensificarão a testagem rápida dos usuários.

A doença
Sífilis é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pela bactéria Treponema pallidum. A sífilis é um mal silencioso e requer cuidados. Após a infecção inicial, a bactéria pode permanecer no corpo da pessoa por décadas para só depois manifestar-se novamente.

A sífilis é geralmente transmitida via contato sexual e que entra no corpo por meio de pequenos cortes presentes na pele ou por membranas mucosas. Os principais fatores de risco são manter relações sexuais desprotegidas com uma ou mais pessoas e estar infectado com o vírus do HIV, causador da Aids.

 

Primeira Edição © 2011