Produtos para segmento de eventos são lançados

Projeto Maceió para Eventos é de grande relevância

09/10/2017 14:57

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Ascom Semtur

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A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), e o Maceió Convention & Visitors Bureau (MC&VB), realizaram nessa segunda-feira (9) a entrega e apresentação dos produtos do projeto Maceió para Eventos, em um café da manhã realizado no Acqua Suítes, na Pajuçara, com a presença de representantes das instituições do trade turístico, da Prefeitura e de parceiros em ações estratégicas para o turismo de Maceió.

Representando as instituições compuseram a mesa o vice-prefeito, Marcelo Palmeira, o secretário municipal do Turismo, Jair Galvão, o presidente do MC&VB, Glênio Cedrim, o presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagem de Alagoas (Abav-AL), Carlos Palmeira, o presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH/AL), Maurinho Vasconcelos, o presidente da Associação o Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-AL), Thiago Falcão, o presidente do Sindicato dos Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Alagoas (SHRBS-AL), Carlos Gatto, o presidente do Sindicato das Empresas de Turismo do Estado de Alagoas (Sindetur-AL), Afrânio Lages, o superintendente do Sebrae-AL, Marcos Vieira, e a supervisora de eventos da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Ana Paulo Azevedo.

Durante o evento, foram entregues o Manual de Sustentabilidade, um guia de sugestões de boas práticas na realização de eventos em Maceió, iniciativa pioneira no Nordeste, assim como a apresentação da segunda edição da pesquisa do Perfil do Turista de Negócios e Eventos, estudo feito pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), que é uma amostra para dimensionar o impacto econômico dos eventos realizados na capital. Com a parceria da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), também foi lançado o guia de descontos para congressistas nos bares e restaurantes associados.

O vice-prefeito Marcelo Palmeira ainda pontua o crescimento da rede hoteleira como um dos pontos positivos para o fortalecimento do turismo de eventos e negócios. “Nos últimos dez anos tivemos uma retomada do crescimento da rede de hotéis da cidade. Com esse fluxo de turistas cada vez maior, a entrega feita pelo Maceió Convention em parceria com a Prefeitura só vem a somar, pois regulariza e orienta os organizadores de eventos em como proceder da melhor forma nas questões de segurança, boas práticas ambientais, trânsito e outros aspectos. Apenas Londrina tem um Manual de Sustentabilidade como esse apresentado hoje, e esse pioneirismo é mais um diferencial da Prefeitura para a captação de eventos para Maceió, tornando o destino cada vez mais atraente”, disse o vice-prefeito.

Ainda foi firmado no evento a parceria entre a Prefeitura e o MC&VB, pelo segundo ano consecutivo. Para o secretário do Turismo de Maceió, Jair Galvão, a assinatura do convênio ajuda a traçar ações estratégicas que alavanquem ainda mais o turismo de eventos na cidade.

“A Prefeitura de Maceió, de forma inédita em 2015, formou parceria com o Maceió Convention, entidade que apoia a captação de eventos e negócios para a capital. Esse segmento, que vem trazendo um grande fluxo turístico, principalmente na baixa temporada, contribui para a estabilidade na ocupação hoteleira e também para a economia, já que o perfil de turista que vem para eventos gasta até quatro vezes mais do que um de lazer tradicional”, pontua.

“A Prefeitura entende que o trabalho de fomento ao turismo deve ser feito de forma estratégica, em parceria com a iniciativa privada, a exemplo do que vem acontecendo com outras entidades. Para 2017 a prospecção do Maceió Convention é de que 120 mil pessoas façam parte dos eventos de negócios e congressos na cidade, sendo que 87% desse público vem de fora da capital, e isso é apenas um dos aspectos que mostra como é promissor esse segmento do turismo e a importância dele ser incentivado”, completa Galvão.

Para o presidente do Maceió Convention, Glênio Cedrim, a entrega só vem a contribuir ainda mais com o desenvolvimento do segmento. “Os resultados que foram apresentados possibilitam um conhecimento detalhado do perfil dos clientes de negócios e eventos, importante para o momento vivido pelo turismo alagoano. Com o aumento da oferta hoteleira, precisamos diversificar o mercado e buscar alternativas para os meses de baixa temporada, combatendo a sazonalidade. E por ser um segmento estratégico, é preciso conhecê-lo e ter embasamento definido para enfatizar a sua importância e, assim, melhor atender esses visitantes”, comenda Cedrim. “Maceió tem uma oferta de leitos muito boa, com uma hotelaria muito qualificada, e isso nos dá uma responsabilidade de captarmos ainda mais clientes para o segmento de eventos na capital”, completa.

Também foi apresentada no evento a parceria com o Sebrae-AL para a realização de um projeto focado em negócios e eventos que tem como um dos seus objetivos qualificar a cadeia produtiva do segmento, elevando a competitividade do destino.

Primeira Edição © 2011