Ações para mulheres no Maceió Rosa são expressivas

09/10/2017 15:01

A- A+

Ascom Semas

compartilhar:

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio da Coordenação de Defesa da Mulher, participa durante todo o mês de outubro das ações de prevenção e combate ao câncer de mama e de outros tipos de doenças que atingem as mulheres, incluindo as demandas específicas de saúde da mulher negra, durante as atividades realizadas na campanha Maceió Rosa, que traz como tema em 2017 “Atitude Exige Coragem, Pacientes no Controle”. A campanha alerta para a importância da realização do exame de mamografia para o diagnóstico precoce do câncer de mama, já que a descoberta no início da doença traz 95% de chances de cura.

A coordenadora de Defesa da Mulher, Daniela Lamenha, diz que a Semas vai promover algumas ações que serão realizadas nos equipamentos sociais da secretaria, como os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e o Restaurante Popular. A coordenadora diz ainda que outras ações serão realizadas em parceria com instituições públicas e privadas, a exemplo da Unit, que vai auxiliar na oferta de serviços de saúde nos bairros de Cruz das Almas e Benedito Bentes, das 8h às 12h, respectivamente nos dias 19 e 26 de outubro.

“Professores e estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem e Psicologia da Unit vão fazer exames para verificação da pressão arterial (hipertensão), glicemia (quantidade de açúcar no sangue para detectar diabetes) e exames de sangue para identificar a anemia falciforme (um tipo de anemia que atinge com mais intensidade a população negra, principalmente as mulheres)”, diz Daniela.

A coordenadora explica que nas unidades da Semas, as mulheres que fazem parte dos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos vão receber orientações sobre o atendimento e o encaminhamento para a realização do exame de mamografia no serviço público de saúde de Maceió. Já as mulheres artesãs e empreendedoras da Associação Motivarte, vinculadas ao Cras Dom Adelmo Machado, vão expor os produtos confeccionados pelas mulheres da associação durante a ação no Restaurante Popular e nas atividades realizadas em parceria com a Unit.

Daniela esclarece que os profissionais da Semas vão participar das atividades que serão realizadas em espaços públicos de Maceió como a Praça da Faculdade, no Prado, e a Praça do Bicentenário, que fica no Conjunto José Tenório. As ações nestes locais vão acontecer respectivamente nos dia 10 e 17 de outubro, das 16h às 20h.

O ponta pé inicial das ações em praça pública foi dado no último dia (05) quando profissionais da Semas e de outras instituições públicas e privadas levaram as ações para atender as mulheres do bairro Bebedouro que fizeram exames de sangue, assistiram a apresentações culturais como o Pastoril e receberam orientações sobre a prevenção e diagnóstico do câncer de mama.

Primeira Edição © 2011