Semas promove autoestima de mulheres

05/10/2017 12:05

A- A+

Vanessa Napoleão/Ascom Semas

compartilhar:

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) também está envolvida nas atividades do Maceió Rosa, um conjunto de ações promovidas pela Prefeitura de Maceió ligadas ao Outubro Rosa, campanha mundial de luta contra o câncer de mama. Para elevar a autoestima das mulheres, a Coordenação Promoção da Igualdade Racial realizou nesta quarta-feira (4) uma oficina de lenços na Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Apecan), Casa Rosa, localizada no bairro de Jaraguá.

A oficina foi ministrada pela coordenadora de Promoção da Igualdade Racial, Tereza Olegário, que ensinou as mulheres diversos tipos de amarrações de lenços. “É uma forma de empoderar essas mulheres. Muitas delas entram em depressão quando são diagnosticadas com câncer. Este é um momento de valorizá-las por meio da estética. Muitas delas não conseguem usar perucas quando perdem os cabelos por conta do calor. Usar os lenços além de valorizar a beleza delas, também as protege do sol”, disse.

A autônoma, Fabiana Janaína, participou da oficina de lenços e gostou bastante. “Hoje vim me consultar e aproveitar para participar da oficina. Achei lindo, vou tentar em praticar em casa”, falou Fabiana.

Para a secretária Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha, a iniciativa da Prefeitura de Maceió em aderir ao Outubro Rosa, por meio do Maceió Rosa, é muito positiva. “Com essas ações integradas a informação chega mais rápido à população. Além disso, é uma oportunidade para que as secretarias do município se envolvam e possam contribuir de alguma forma na prevenção ou combate ao câncer, como também para levar autoestima a essas mulheres ”, ressaltou a gestora.

Além da oficina de lenços, profissionais da Casa Rosa deram informações de como fazer auto-exame, como conhecer o próprio corpo e como a psicologia pode ajudar no tratamento. Segundo a presidente da Casa Rosa, Myrtha Geanne, o centro atende cerca de 120 mulheres por mês, oferecendo consulta médica, encaminhamento para exames e outros atendimentos.

“Começamos a atender em dezembro de 2016 e já tivemos três casos de câncer de mama diagnosticados. Esse mês de outubro além da conscientização, é um mês para falar de superação e tirar da cabeça o mito de que câncer de mama deve estar  associado  a morte. Quando diagnosticado no início, a chance de cura  é bem maior. Além de uma manhã diferente e informativa é um momento de celebrar a vida”, destacou Myrtha.

Outubro Rosa
O “Outubro Rosa” é um movimento mundial  que visa chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.

 

Primeira Edição © 2011