LGBTI: política pública á população é discutida

Evento visa seguridade aos projetos que envolve a temática

04/10/2017 15:18

A- A+

Ascom Semas

compartilhar:

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) representa Maceió no seminário Construindo Ações Estratégias para a Plataforma Nacional dos Direitos Humanos a Cidadania das Pessoas LGBTI+ na Agenda Legislativa e de Litigância Estratégica, que acontece até esta quarta-feira (4), em Brasília.

O coordenador da Diversidade Sexual da Semas, José Roberto, que representa Maceió no seminário, destaca que o evento visa dar seguridade aos projetos que envolve a temática LGBT no Senado e na Câmara – através das ações de advocacy dos projetos Aliadas e Sinergia. “Estamos trabalhando métodos de como sensibilizar a Câmara e o Senado e o Supremo Tribunal Federal (STF) a dar maior legitimidade na Criminalização dos Crimes de Ódio contra as Pessoas LGBT”, disse.

A experiência no seminário deverá trazer para Maceió o fortalecimento das políticas públicas para a população LGBT.

Ainda segundo o coordenador, outro ponto importante do encontro é a construção do Estatuto da Diversidade Sexual. A inclusão no Estatuto da Família como as várias famílias existentes atualmente.

No encontro estão presentes representantes de 15 estados brasileiros, como São Paulo, Santa Catarina e Rio de Janeiro. Do Nordeste, apenas Alagoas e Bahia. Além da coordenação da Diversidade da Semas, 17dois seguimentos do movimento social em Alagoas também participam das discussões.

Advocacy

advocacy (que não possui tradução para o português) é um exercício de cidadania e envolve realizações de iniciativas que visam a defesa de uma causa ou de uma proposta de interesse público. Por meio de diversas ferramentas (como passeatas, documentários, abaixo-assinados, audiências, mídia de massa e espontânea e reuniões) procura-se intervir nas políticas públicas, influenciando, por exemplo, a elaboração de projetos de lei.

As ações de advocacy buscam influenciar, diretamente, tomadores de decisão responsáveis pela definição das políticas públicas, ou seja, têm como grande finalidade influenciar o governo. Mas, para alcançar os políticos é fundamental mobilizar a sociedade civil, para assim conseguir apoio da opinião pública e então, pressionar os tomadores de opinião a favor da causa defendida.

Primeira Edição © 2011