Exposição oferece oficinas de artesanato para cegos e surdos em Maceió

Com o apoio da Sedetur e do Sebrae, mostra segue até o próximo dia 15, com comercialização de artesanato alagoano no Shopping Maceió

04/10/2017 11:21

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Oficina oferece oportunidade para pessoas com deficiência chegarem ao mercado de trabalho
Oficina oferece oportunidade para pessoas com deficiência chegarem ao mercado de trabalho. Fotos: Kaio Fragoso

Oportunidade. Esse substantivo feminino que faz falta à vida de muita gente em um país desigual como o Brasil é o que a Exposição Alagoas Feita à Mão e Brasil Original traz aos portadores de necessidades especiais. A mostra, que acontece no Maceió Shopping, oferece oficinas de macramê para surdos e de cerâmica para cegos.

A artesã Fernanda Jatobá ministrou a oficina de macramê para jovens e adultos, realizada na terça-feira (3). "Foi gratificante pra mim. Eles têm interesse em aprender, pegaram bem rápido a técnica. Cerca de 80% da turma tem condições de estudar e se desenvolver para desempenhar o artesanato como atividade profissional", contou a artesã Fernanda Jatobá.

Ana Cláudia Rodrigues, de 43 anos, foi uma das alunas da oficina. Com a ajuda de intérprete ela conta que gostou da experiência. "Foi muito bom. Foi a primeira vez que participei de uma oficina de artesanato, agora eu pretendo conhecer outros tipos de artesanato", contou Ana Cláudia.

As oficinas podem ser o pontapé inicial para que essas pessoas sejam inseridas no mercado de trabalho. “Eles tiveram o primeiro contato com o artesanato. A minha intenção para o futuro é capacitar essas pessoas com deficiência para que possam me ajudar, se especializar e compor o mercado de trabalho”, complementa a artesã Fernanda Jatobá, que utiliza a técnica do macramê para fazer artigos de decoração como abajures, por exemplo.

Já na próxima quinta-feira (5), a artesã Maria Corá irá ministrar a oficina de cerâmica para cegos. “Vamos falar desde a preparação do barro para o artesanato, de como a natureza se comporta, até o manuseio da argila. A partir daí, vou colocar o barro na mão deles e deixar que eles criem livremente como qualquer outro aluno”, explica Maria Corá.

Exposição

A exposição Alagoas Feita à Mão e Brasil Original é uma iniciativa das Inventiveiras, grupo de negócios de artesãs alagoanas, e conta com o apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e Sebrae. Até o próximo dia 15 de outubro, os maceioenses poderão conferir o melhor do artesanato alagoano sendo comercializado no Maceió Shopping, localizado no bairro de Mangabeiras.

Primeira Edição © 2011