Campanha Maceió Rosa tem participação expressiva

02/10/2017 14:30

A- A+

Secom Maceió

compartilhar:

O prefeito Rui Palmeira participou, nesta segunda-feira (02), do café da manhã de lançamento oficial da campanha Maceió Rosa, para sensibilização e prevenção do câncer de mama. A mobilização integra a campanha mundial Outubro Rosa e é coordenada pela primeira-dama da capital, Tatiana Palmeira, em parceria com o Instituto Renascer e a Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Na oportunidade, Rui Palmeira ressaltou que a Prefeitura vai ampliar a quantidade de exames de mamografias disponibilizados para beneficiar ainda mais mulheres. “Nos meses de outubro e novembro, vamos dobrar a oferta de exames, através dos hospitais contratados pela Prefeitura, para que ninguém fique sem a análise anual”, afirmou o prefeito.

Durante todo o mês de campanha, um local público da cidade, com grande circulação de pessoas, receberá ações da Prefeitura.  “Informação é tudo no combate ao câncer. Vários pontos da cidade já foram pintados de rosa, nosso totem, inclusive, para que sirva de lembrete neste mês. Nós temos que estimular a população a procurar uma unidade de saúde e realizar a mamografia após os 40 anos, além das demais recomendações”, reforçou Rui Palmeira.

O Maceió Rosa é coordenado pela primeira-dama da Capital, Tatiana Palmeira. “Eu acredito que quando as pessoas me olham, elas veem um bom exemplo de mulher que teve câncer, se curou e está na luta como todas as mulheres que estão passando por esse problema agora”, disse acrescentando que para 2017 a expectativa é de que o Maceió Rosa atinja números superiores em engajamento, exames realizados e principalmente em conscientização do público.

Instituições parceiras

Este ano, o Maceió Rosa traz o tema “Atitude Exige Coragem, Pacientes no Controle”, que reforça a importância do exame de mamografia para o diagnóstico precoce do tumor, que se detectado em tempo hábil, possui 95% de chances de cura.

Fátima Canuto é presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer e lembra que a campanha já existe há nove anos, mas em 2017 completa o quarto ano em parceria com a Prefeitura de Maceió. “Há quatro anos a Prefeitura chegou junto, dando esse grande apoio necessário para que a nossa campanha ganhasse uma robustez. Pra nós, é uma alegria ter tantas instituições públicas e privadas juntas nessa luta”, destacou.

Mundialmente, o mês de outubro é lembrado para o alerta e conscientização das mulheres em relação aos cuidados com o câncer de mama. “Com a campanha, nós notamos um engajamento melhor das mulheres em Maceió. Já é possível notar um número maior de descobertas de casos de câncer de mama e conseguimos também mostrar a importância da detecção precoce, do exame de mamografia e o direito que a paciente tem do tratamento de 60 dias após o diagnóstico”, complementou Nadja Reis, presidente do Grupo de Mama Renascer.

O dia 23 de outubro foi instituído como o Dia D de Combate ao Câncer de Mama. Mais ações de sensibilização serão realizadas nas praças Lucena Maranhão, em Bebedouro; Faculdade, no Prado e Bicentenário, no Conjunto José Tenório.

Primeira Edição © 2011