Alagoas recebe evento nacional de capacitação para primeira infância

Multinacional escolheu o Estado devido aos investimentos realizados em gestantes e crianças

02/10/2017 10:20

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

O Estado de Alagoas sediou, neste final de semana, a 4ª edição do Curso de Imersão 1000 Dias, promovido pela empresa Danone. O evento aconteceu pela primeira vez fora de São Paulo e a opção por Alagoas foi feita devido à repercussão do Programa da Primeira Infância, implantado em seis municípios alagoanos para promover o desenvolvimento integral das crianças nos primeiros anos de vida.

O curso trouxe palestras de especialistas no tema e teve como público-alvo pediatras e gestores públicos estaduais que atuam no Projeto da Primeira Infância de Alagoas. A primeira-dama, Renata Calheiros, coordenadora intersetorial do programa, foi uma das palestrantes e apresentou as diretrizes da política pública implantada em Alagoas.

Para Renata Calheiros, o evento tão importante como o da Danone, além de promover a capacitação dos agentes públicos, é uma oportunidade de dar visibilidade ao que Alagoas desenvolve. “Em pouco mais de um ano de implantação temos hoje uma mobilização intersetorial eficiente entre Estado e municípios, que vai deste o mapeamento dessas gestantes e crianças, até a construção de creche destinada exclusivamente aos cuidados com a primeira infância”, disse.

“Outro bom resultado é termos uma multinacional como a Danone, que tem projeto voltado aos cuidados com a primeira infância, aqui em Alagoas, motivada pelo que estamos fazendo para garantir o bom desenvolvimento das crianças alagoanas ”, disse Renata Calheiros.

O secretário-geral da Danone no Brasil, Wilson Mello, reforçou a posição da primeira-dama ao afirmar que as ações feitas em Alagoas têm chamado atenção nacionalmente. “Nós pensamos em Alagoas porque acreditamos no que está sendo feito no Estado. Vemos o engajamento do Governo, sob a liderança da primeira-dama, e isso coloca o Estado como protagonista no setor da primeira infância”, afirmou Mello.

Palestras
O evento promovido pela Danone discutiu com profundidade o tema da primeira infância, focado nos primeiros mil dias e sob as variáveis nutricional, econômica e da sociedade. Além da primeira-dama, houve palestra das presidentes das sociedades brasileira a alagoana de pediatria, Luciana Rodrigues e Genilda Sampaio, que abordaram os principais motivos de se investir na primeira infância.

Também palestrou a presidente do Centro de Recuperação e Educação Nutricional (CREN), Telma Toledo, que traçou o perfil nutricional das crianças alagoanas; a neurologista pediátrica Liubiana Arantes, abordando os impactos reurológicos quando os estímulos não são ao adequados para os bebês e as crianças. A pediatra Ana Escobar, integrante do programa da Globo, Bem Estar, falou sobre o usa das redes sociais para dar orientação aos pais sobre a primeira infância.

A multinacional já esteve em Alagoas duas vezes para conhecer o projeto-piloto na cidade de Murici e propor uma parceria com o Governo do Estado para reforçar o projeto da primeira infância.  Atualmente o projeto funciona em seis municípios alagoanos e deverá ser expandido para outras cidades no início do próximo ano.

 

Primeira Edição © 2011