Qualidade de vida de idosos é trabalhada

01/10/2017 10:24

A- A+

Ascom Semas

compartilhar:

Neste domingo, dia 1° de Outubro, é comemorado o Dia do Idoso. A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), vem cumprindo o compromisso de trabalhar pelos direitos dos idosos, através de programas de inclusão e de promoção de direitos.

Vários equipamentos sociais desenvolvem atividades diárias com objetivo de promover a qualidade de vida dos idosos da capital. Os  núcleos do Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), localizados nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), permite o acesso do idoso, de maneira gratuita, a várias atividades de inclusão social, condicionamento físico, esporte e lazer, que são ofertadas semanalmente. Todos os serviços são acompanhados por equipes multidisciplinares da Semas. Os grupos de idosos dessas unidades são conhecidos pela participação efetiva e animação dos usuários. Um desses grupos é o do Cras Dom Adelmo Machado, localizado no bairro do Prado.

Para a secretária de Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha, o Dia do Idoso não é só de comemoração e sim para chamar a atenção da sociedade para política de proteção à pessoa idosa. “É um dia também de conscientizar a população para que ela veja o idoso como uma pessoa ativa, forte, capaz de exercer diversas atividades. Por isso, trabalhamos para garantir a efetivação dos direitos desse público, através da promoção da qualidade de vida”, destacou a gestora.

Por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), os profissionais dos 15 Centros de Referência da Assistência Social (Cras) conseguem mapear os territórios do município e retirar, das mais diferentes situações de vulnerabilidade, os idosos que, muitas vezes, chegam a ter seus direitos violados pelas próprias famílias.

A partir do diagnóstico de violação de direitos ou dos casos suspeitos de negligência, que atingem os idosos das mais de 50 mil famílias acompanhadas pelos Cras, entra em protagonismo o trabalho de assistência às vítimas desses crimes, comandado pelos Centros de Referência Especializados em Assistência Social, os Creas. Essas unidades também estão preparadas para receber denúncias e atuar, junto com os demais órgãos da rede de proteção ao idoso, nos encaminhamentos necessários para promover a garantia de direitos.

BPC

No Centro de Atendimento Socioassistencial (Casa), o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o serviço de retirada das Carteiras Intermunicipal e Interestadual do Idoso são disponibilizados, todos os dias, por equipes especializadas, formadas por assistentes sociais e técnicos de referência, prontos para atender as demandas desse público-alvo.

Têm o direito a receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC), pessoas idosas com 65 anos ou mais, incapacitadas para a vida independente e para o trabalho, que comprovem não possuir meios de suprir suas necessidades e de sua família. Idosos com 60 anos ou mais, sem renda ou com renda de até dois salários mínimos têm direito às Carteiras Intermunicipal e Interestadual do Idoso.

Qualquer cidadão pode se informar, pelos telefones 3315- 2484 e 3315-6119, sobre os Serviços de Proteção Básica e Especial que são oferecidos pela Semas aos idosos da capital. Nas unidades também é possível atendimento de maneira presencial, das 8h às 16h.

Primeira Edição © 2011