Caminhada reúne centenas no dia de enfrentamento ao crack

Centenas de pessoas se reuniram para alertar sobre os perigos do entorpecente

30/09/2017 18:03

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Cerca de 300 pessoas participaram, na manhã deste sábado (30), na orla de Ponta Verde, em Maceió, da caminhada Todos Contra o Crack. Os participantes se concentraram na praça Gogó da Ema e seguiram até a praça Multieventos, na Pajuçara.

O evento foi organizado pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) em decorrência do Dia Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Crack, celebrado no dia 30 de setembro. 

A caminhada reuniu a sociedade civil organizada e dependentes químicos que se recuperaram por meio da Rede Acolhe, que mantém 37 comunidades acolhedoras para pessoas com dependência química em Alagoas.

Uma dessas pessoas é Jeremias Estênio. O mecânico, de 51 anos, tornou-se referência ao conseguir superar 28 anos mergulhado na dependência química. 

“Comecei usando cigarro, depois parti para a maconha, cocaína e, por último, o crack. Tive minha vida devastada. Mas hoje, tenho muito orgulho de estar aqui participando desta caminhada e dizer que estou livre das drogas”, disse Jeremias.

Para a titular da secretaria de Prevenção à Violência, Esvalda Bittencourt, a caminhada tem o intuito de chamar a atenção da população para o tema. “Queremos unir forças. Juntos podemos vencer essa droga tão devastadora. Para isso, precisamos convocar a sociedade para discutir e alertar sobre o assunto. A Rede Acolhe já ajudou mais de 25 mil pessoas e pode contribuir ainda mais”, enfatizou Esvalda Bittencourt.

O Dia Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Crack foi instituído pela lei Nº 7.459 de 8 de abril de 2013. De acordo com a lei, a celebração do dia deve ser associada com o incentivo ao esporte, cultura e arte.

Primeira Edição © 2011