Dia da Pessoa Idosa é comemorado em 1º de outubro

29/09/2017 17:47

A- A+

Ascom SMS

compartilhar:

Dia 1º de outubro é comemorado o Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, realiza um trabalho permanente nas unidades de Saúde sempre com objetivo de promover o envelhecimento ativo e saudável, fortalecer a participação do idoso na sociedade e capacitar os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), tudo baseado nas Diretrizes da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa.

Na última capacitação, no início de setembro, a equipe abordou temas como envelhecimento ativo e sexualidade na velhice com os profissionais que atuam nas unidades de saúde de Maceió.  A coordenadora do Programa, Denyse Lima Maia, informa que em Maceió existem cerca de 90 mil pessoas idosas. No Brasil, os idosos representam 14% da população, e em Maceió, essa representatividade é de 10%.

“Nosso trabalho é contínuo e estamos diariamente buscando estimular as boas práticas e promover mais atenção à saúde da pessoa idosa. Palestras com nutricionistas, médicos geriatras, fisioterapeutas, entre outras ações são realizadas constantemente com os grupos de idosos nas unidades de saúde, visando fortalecer o desenvolvimento dessas pessoas; também buscamos capacitar os profissionais porque o atendimento ao idoso é diferente dos outros atendimentos, requer alguns cuidados”, destacou Denyse.

Segundo levantamentos do IBGE, a população idosa brasileira deverá triplicar entre 2010 e 2050, passando a representar 30% da população total. “A população idosa está crescendo em virtude de diversos fatores, como a diminuição na fecundidade, ou seja, as pessoas estão tendo menos filhos, e a mortalidade também diminuiu”, disse Denyse. A coordenadora explicou que as mulheres alagoanas vivem, em média, nove anos a mais que os homens. “Em geral, as mulheres se cuidam mais, buscam mais os serviços de saúde e qualidade de vida”, destacou.

Primeira Edição © 2011