Pesquisa Viva 2017 segue até o próximo dia 30

Na ação se enquadram todos os tipos de violência

27/09/2017 15:40

A- A+

Ascom SMS

compartilhar:

Prossegue até o dia 30 de setembro, em todas as capitais do Brasil, o Inquérito Nacional sobre Violências e Acidentes em Serviços Sentinela de Urgência e Emergência – o Viva 2017.  Em Maceió, a pesquisa está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Gerência de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e tem o objetivo de caracterizar o perfil de pessoas vítimas de acidentes e violência. A partir desses dados serão elaboradas políticas públicas para o enfrentamento do problema.

A coleta de informações é feita por acadêmicos dos cursos de Medicina, Psicologia, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Serviço Social na porta de entrada do serviço de urgência e emergência do Hospital Geral do Estado (HGE), no Trapiche da Barra.

Rozali Costa, coordenadora da pesquisa Viva 2017, lembra a importância da participação da sociedade no levantamento dos dados. “É essencial que as pessoas abordadas nesses locais participem da pesquisa, forneçam informações. Não há identificação dos pacientes, tudo é feito no mais completo sigilo. Os dados apurados serão enviados para o Ministério da Saúde para serem analisados e formuladas as políticas de enfrentamento”, pontua.

O Viva 2017 é um projeto do Ministério da Saúde (MS). A pesquisa foi realizada nos anos de 2006, 2007, 2009, 2011 e 2014 e nela se enquadram todos os tipos de violência, desde violência doméstica, agressões, maus tratos até afogamento, queimaduras, acidentes de trânsito, homicídios e suicídios.

No Brasil, as vítimas de violência e acidente representam a terceira causa de morte entre crianças (de 0 a 9 anos de idade), passando a ocupar a primeira posição na população de adultos jovens (de 10 a 39 anos de idade), decrescendo para a sexta posição entre os idosos (60 anos ou mais).

Primeira Edição © 2011