Semtabes realiza “Dia D” de mobilização para inclusão

As Pessoas com Deficiência devem procurar a ONG O Consolador

26/09/2017 10:46

A- A+

Ascom Semtabes

compartilhar:

mercado-de-trabalho-pcd
A Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) realiza na próxima sexta-feira (29), a partir das 9h, a ação do “Dia D” de mobilização para Pessoas com Deficiência, na Casa dos Amarelinhos – O Consolador, que fica localizada no bairro do Prado. O encontro tem o objetivo de promover a inclusão e a igualdade no mercado de trabalho para PCDs e conscientizar empresas parceiras e instituições.

A mobilização ocorre nacionalmente e é incentivada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, com objetivo de aproximar empregadores e trabalhadores, e faz parte da Agenda do Trabalho Decente e do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite.

Em Maceió, a Semtabes realiza entrevistas e seleções de emprego exclusivas para trabalhadores com deficiência e reabilitados do INSS, além de palestras e atividades de orientação profissional e previdenciária. O público também contará com os serviços do Sine da Prefeitura.

“A ação é para todos. Para a família, o trabalhador, as instituições e as empresas. Esse momento é muito importante para conscientização e de discussão sobre a inserção das pessoas com deficiência e reabilitados do INSS no mercado de trabalho. Estarão todos reunidos no mesmo local para tirar as dúvidas e esclarecer as dificuldades enfrentadas”, explica a diretora de Trabalho e Emprego da Semtabes, Roberta Mascarenhas.

As pessoas com deficiência interessadas deverão levar RG, CPF e Carteira de Trabalho. No caso dos reabilitados do INSS, também é necessário o certificado emitido pela entidade. O portador de necessidades especiais que tiver um laudo médico que ateste a deficiência deve levar o documento.

A legislação garante que, em estabelecimentos com 100 ou mais funcionários, de 2% a 5% das vagas devem ser preenchidas por PCD ou beneficiários reabilitados, seguindo a proporção de quantitativo de funcionários. A mobilização do “Dia D” ocorre na Casa dos Amarelinhos – O Consolador, localizado na Avenida Amazonas, nº 425, no bairro do Prado.

 

Primeira Edição © 2011