Acidentes no trânsito lideram internações na UE do Agreste

26/09/2017 18:16

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Dos 34.002 atendimentos prestados de janeiro até o dia 25 deste mês, pela Unidade de Emergência Daniel Houly, em Arapiraca, os acidentes de trânsito lideram as estatísticas, com 7.251 vítimas de traumas. Em segundo lugar vêm quedas e colisões, com 6.939 internamentos. No mesmo período de 2016 foram atendidas 34.062 pessoas.

Esses números constam do relatório divulgado pelo Núcleo de Processamento de Dados (NPD) do hospital.

Na nova contagem do NPD, Edilson Pedro dos Santos, de 24 anos, que reside no município de Craíbas, foi a primeira vítima de acidente de trânsito atendida na UE do Agreste. O rapaz foi socorrido na madrugada desta terça-feira (26). Ele sofreu acidente de moto e teve algumas escoriações. Foi liberado após o atendimento.

Multiplicadores 

Diante dessa realidade, a UE do Agreste vem adotando um programa de formação de multiplicadores familiares. A iniciativa tem o propósito de promover maior conscientização das pessoas e, consequentemente, reduzir traumas que podem incapacitar ou deixar sequelas para o resto da vida.

Como parte do programa, segundo revela o cirurgião-geral Jean Rafael, são realizadas, uma vez por semana, palestras educativas dentro do hospital.

O médico explica que na formação de multiplicadores familiares são mobilizados, também, os acompanhantes e familiares de pacientes internados com ferimentos provocados por arma de fogo ou arma branca.

Jean Rafael diz que as palestras educativas tratam, principalmente, de temas como o consumo de álcool, a importância do uso do capacete e de outros equipamentos de proteção individual. A educação no trânsito com crianças e como dirigir nas estradas vicinais são outros temas das palestras voltadas à prevenção de acidentes.

Desde o início do projeto, em dezembro de 2016, até o último fim de semana, foram formados mais de 180 multiplicadores familiares.

"A campanha não tem data para terminar. Vamos continuar realizando palestras educativas para reforçar o trabalho de prevenção e, com isso, tentarmos reduzirmos esses índices de acidentes no trânsito em nossa região", completou o médico.

Primeira Edição © 2011