A confissão que espatifou o santo de barro

24/09/2017 08:17

A- A+

Romero Vieira Belo

compartilhar:

O comando do PT de Ribeirão Preto já decidiu pela punição a Antônio Palocci. Não poderia ser outra a iniciativa do partido, apesar da flagrante ironia: condenar um filiado por motivos éticos, enquanto seu líder maior está condenado a nove anos de cadeia justamente por falta de ética, de moral e de honestidade.

É uma decisão crucial, penosa, por inúmeros motivos. Palocci não é um militante qualquer, mas um homem da mais absoluta confiança do ex-presidente Lula. Por isso mesmo, seu depoimento recente ao juiz Sérgio Moro – que pode ser convertido em delação premiada ainda a ser ampliada – produziu impacto tão profundo e devastador na imagem já amarrotada de Luiz Inácio.

Tão crucial quanto inevitável, a punição a Palocci significa, contudo, apenas mais uma tremenda contradição do PT. Como aquela de responder às denúncias de improbidade e corrupção elevando a denunciada Gleisi Hoffmann à condição de presidente nacional da legenda. O ex-ministro está sendo ‘sacrificado’ por revelar as estripulias do presidente Lula. Responde, assim, no Conselho de Ética de Ribeirão Preto, por ter buscado ser ético perante a Justiça. Não pode haver ironia maior.

Acusações, denúncias, delações – Lula assimilou todas e se defendeu com o discurso recorrente de que era vítima de atitudes políticas e de perseguição da Justiça, do Ministério Público e até da Polícia Federal. Desde os tempos do mensalão, o capo sempre disse que não sabia de nada. Sabia, sim, mas apenas de uma coisa: não resistiria a uma delação vinda de dois personagens: José Dirceu e Antônio Palocci. Dirceu aguentou firme, foi preso, está solto e sabe que vai voltar para a cadeia. Em silêncio tumular. “Prefiro a morte”, já disse. Mas Palocci falou. Contou tudo, abriu a caixa vermelha. E acabou de uma vez com a santidade de Lula.

BURACO NA PRAÇA

Um cratera está aberta no leito asfáltico da Praça Deodoro, bem em frente a sede da Câmara Municipal. Os condutores vivem desviando seus veículos e correndo risco de acidente.

 

CUNHA ATENTO

O deputado Rodrigo Cunha alerta para o crescimento dos índices de homicídios. Deve referir-se a Pernambuco, onde, este ano, já houve o registro de 69 assassinatos em apenas 72 horas.

 

TRIBUNAL DECIDIRÁ DESTINO DE LULA

Sem Plano B e sem nome alternativo, o PT se esforça para manter a chama da candidatura de Lula, mas sabe que dificilmente o chefe sairá vitorioso com o recurso interposto no Tribunal Federal de Curitiba contra a condenação de Sérgio Moro. E, perdendo aí, Luiz Inácio não terá como disputar a presidência em 2018.

 

TREMURA TREMEU

Chama-se Tremura, Fernando Tremura, o presidente do PT de Ribeirão Preto que, sob pressão total, teve de abrir processo no Conselho de Ética para expulsar Antônio Palocci. Ele não queria.

 

FALA CONFIÁVEL

O que mais frustrou Lula não foi o trombone de Palocci confirmando Marcelo Odebrecht. O petista sentiu mesmo o fato de que não se tratou de delação. A fala de Palocci foi espontânea.

 

DE MINISTROS E DE MINISTÉRIOS – E DE DINHEIRO

Ao contrário de Marx Beltrão, que dirige um Ministério do Turismo raquítico de grana, Maurício Quintella tem um orçamento poderoso no Ministério dos Transportes. Apesar disso, o primeiro está disposto a disputar o Senado, com duas vagas em jogo, enquanto Quintella contenta-se em concorrer à reeleição, com nove vagas (lembrando que ambos são deputados federais).

 

VELHO CHICO

A transposição do São Francisco pode não afetar o curso do rio nos estados beneficiados, mas vai comprometer, sim, o fluxo de água em Alagoas e Sergipe, onde o problema já é sentido.

 

GRANA RETIDA

O montante de recursos pagos pelo INSS e retidos em contas de falecidos não é maior por causa de uma regra: dinheiro que fica por mais de dois meses na conta oficial, volta para o Instituto.

 

CNJ ARQUIVA MAIS UM CONTRA WASHINGTON

O Conselho Nacional de Justiça acaba de arquivar mais um processo contra o desembargador Washington Luiz. Faltam apenas dois, um sobre merenda escolar e outro sobre suposto favorecimento político. Os conselheiros do CNJ têm observado a falta de provas cabais nas denúncias contra o magistrado.

 

LULA LIDERANDO

Lula aparece liderando a mais recente pesquisa de intenção de voto feita pela CNT/MDA, o que não surpreende, depois da peregrinação pelo Nordeste com ampla divulgação na mídia.

 

BOLSONARO AVANÇA

O que chama a atenção, no levantamento, é o avanço de Jair Bolsonaro, que se consolidou em segundo lugar e mostra que tem potencial para crescer ainda mais até a batalha presidencial.

 

JANOT PODERIA TER SIDO MAIS SATÂNICO

Critica-se o ex-procurador-geral Rodrigo Janot por haver feito a segunda denúncia contra Temer. Como se sabe, ele armou o circo e entregou o cargo. Bom, se vai pegar ou não, ninguém sabe. Mas Janot até que foi contido. Poderia, só para bagunçar o coreto, ter feito duas ou três, e não uma, municiando ainda mais a crise...

Primeira Edição © 2011