Feira de Supermercados movimenta setor econômico de Arapiraca

Evento segue até esta sexta-feira (22), na Levino’s Hall, com palestras e rodadas de negócios entre empresários

21/09/2017 17:01

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Um dos principais polos econômicos e estratégicos de Alagoas, o município de Arapiraca sedia, até esta sexta-feira (22), no Levino’s Hall, a 17ª Feira e Exposição Alagoana de Supermercados (Fesuper), importante espaço de relacionamento e negócios entre os empresários do Estado.

Realizada pela Associação dos Supermercados de Alagoas (ASA) com o apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), a feira promove palestras, rodadas de negócios e mesas de negociação entre proprietários de supermercados, panificações, restaurantes, hotéis, atacados e indústrias.

Para a empresária Patrícia Ferreira, proprietária da marca Zebu Minas Produtos Congelados, o evento possibilita a troca de experiências e o conhecimento sobre as inovações do setor, além da possibilidade de divulgação dos produtos.

“Nossa empresa é recém-instalada em Maceió e estamos, agora, conhecendo Arapiraca, uma cidade com grande potencial econômico. Este evento é importante por representar uma oportunidade de apresentação dos nossos produtos, fundamental para atingir o mercado de atacado e distribuição. Para isso, o diálogo com o setor de comércio e o Governo do Estado é extremamente importante, para permanecermos crescendo em Alagoas”, afirmou Patrícia Ferreira.

Arapiraca possui, atualmente, o maior Produto Interno Bruto (PIB) do setor atacadista de Alagoas. Além disso, o segmento é o que mais arrecada no Estado e está entre os principais empregadores.

Nesse sentido, o Governo do Estado tem executado diversos ajustes fiscais pautados na desoneração do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), como o regime especial para o setor atacadista e para Centros de Distribuição (CD) e a simplificação do Programa de Desenvolvimento Integrado do Estado de Alagoas (Prodesin).

De acordo com os dados do levantamento, o segmento atacadista de Alagoas faturou R$ 2,3 bilhões em 2016, o que representa um aumento de 25,3%, o maior crescimento da região Nordeste e o segundo maior do país. No varejo, as vendas alcançaram um crescimento de 11,3% em junho, em relação ao mesmo mês do ano passado.

"Os números de Alagoas são uma prova de que o trabalho do Governo do Estado vem influenciando, diretamente, para os avanços dos setores no mercado. Estamos trabalhando com processos cada vez mais desburocratizados, voltados aos empresários e com segurança jurídica para quem já está investindo no Estado e para quem ainda deseja se instalar”, ressaltou André Luiz Gomes, superintendente de Indústria, Comércio e Serviços da Sedetur.

A solenidade de abertura da 17ª Fesuper na quarta-feir (20) contou com a presença do presidente da Associação dos Supermercados de Alagoas, Raimundo Barreto; do presidente da Federação do Comércio do Estado de Alagoas (Fecomercio), Wilton Malta; do secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos; do prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo; do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Arapiraca, Ricardo Barreto; do ministro do Turismo, Marx Beltrão; e do diretor técnico do Sebrae, Ronaldo Moraes.

Primeira Edição © 2011