É verdade que o chocolate causa acne?

21/09/2017 18:07

A- A+

Site Curiosidades

compartilhar:

Quem não conhece o chocolate? Este alimento se tornou o doce favorito do mundo e é muito difícil resistir a esta guloseima. No entanto, existem algumas pessoas que dizem que o chocolate pode causar danos a saúde, além de problemas dentários ou dor de estômago e a temida acne. Mas será que o chocolate causa acne ou é apenas um mito?  É isso que desvendaremos abaixo.
 

As substâncias presentes no chocolate

As principais substâncias do chocolate são os açúcares, gorduras e carboidratos. Isso faz com que o consumidor de chocolate obtenha instantaneamente um pouco de energia ao comer. Depois, há manteiga de cacau que faz com que o degustador da guloseima sinta o sabor real do cacau na boca. Essas substâncias possuem característica positivas no paladar. No entanto, algo que não sabemos é que o chocolate também contém feniletilamina e teobromina. Essas 2 substâncias fazem com que o comedor de chocolate se sinta "feliz" e "viciado" na guloseima.
 

Mas afinal, o chocolate causa acne?


Espinhas no rosto

Apesar do consumo deste doce oferecer diversos benefícios, comer muito chocolate pode não ser bom para a nossa saúde. Como você sabe, a ingestão excessiva de açúcar e gordura pode danificar os dentes, estômago e desordenar nossa produção de sebo. Se a nossa produção de sebo não for controlada, isso causará inflamação ao corpo e resultará em acne. No entanto, o chocolate causa acne ou é outro fator? Bem, a principal causa da produção de sebo incontrolável é uma alta ingestão de açúcar e gordura. Se você saborear chocolates que não contenham açúcar ou gordura, então não causará acne. 

Comendo muito chocolate

No entanto, não há nenhuma afirmação ou pesquisa que comprove que o chocolate cause acne, mas a causa da inflamação é o açúcar e substâncias contidas na guloseima. Conseqüentemente, é apenas uma crença teórica dizer que o chocolate pode causar acne sem qualquer prova válida e confiável.  

Uma dica, na hora de escolher seu chocolate, dê preferências ao meio amargo de 70% de cacau ou mais, e sempre consulte um dermatologista para orientar o melhor tratamento.

 

Primeira Edição © 2011