Planta Maceió realiza ações educativas

20/09/2017 14:45

A- A+

Ascom Semds

compartilhar:

O Dia da Árvore é celebrado nacionalmente nesta quinta-feira (21), data estabelecida para conscientizar os cidadãos sobre a importância da preservação e do plantio. Para reforçar as ações de educação ambiental neste sentido, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds) realiza amanhã, das 10h às 14h, a terceira edição do projeto Planta Maceió, uma iniciativa lançada pela Prefeitura para incentivar a arborização na cidade. O evento será realizado no conjunto Inocoop, no bairro Cidade Universitária, com a doação de mil mudas, exposição e ações educativas com a comunidade escolar da região.

“O Planta Maceió é um projeto itinerante de sucesso lançado pela Prefeitura, por meio da Semds, para conscientizar a população não somente sobre a importância do plantio de árvores, mas também sobre o plantio de forma adequada. O projeto ocorre quinzenalmente em bairros diferentes da capital, o Inocoop é a terceira região, realizado sempre com o mesmo propósito: a entrega de mil mudas com a orientação técnica e a sensibilização por meio da educação ambiental”, destaca o gestor da Semds Gustavo Acioli Torres.

Os exemplares doados durante as edições do Planta Maceió são cultivados no Viveiro do Parque Municipal, onde a equipe de Parques e Jardins da Semds produz cerca de oito mil mudas mensalmente. Torres reforça que a doação é uma ação estratégica adotada pela gestão após os meses da quadra chuvosa, período em que normalmente o plantio é intensificado, mas que neste ano se tornou inviável em grande parte da cidade, em decorrência do volume de chuvas além do esperado.

Terceira

Esta edição conta com o apoio da Escola Municipal Professor Corintho da Paz e do Espaço Educacional Rui Barbosa, que ficam situadas na Praça George Mendonça de Aquino, local onde ocorrerá o Planta Maceió. As duas instituições procuraram a Semds e, conforme alinhamento com a equipe técnica do órgão, realizarão atividades educativas envolvendo os estudantes e famílias do entorno.

A ação será acompanhada por técnicos do Núcleo de Monitoramento Arbóreo, que devem explicar aos maceioenses sobre o tipo de árvore indicado para a capital, o porte adequado conforme o local do plantio e os cuidados necessários para que a árvore cresça saudável. Além da orientação, o cidadão que receber a sua muda levará um folheto informativo e deve fornecer dados básicos para que a Semds possa monitorar as regiões do plantio a partir do projeto e também acompanhar o crescimento das plantas.

Primeira Edição © 2011