Censura à Liberdade de Expressão - Queermuseu!

15/09/2017 23:31

A- A+

Hugo Taques

compartilhar:

Censura a Liberdade de Expressão!

Ainda muito recente, e motivo de fervorosos  debates, a posição arbitrária tomada pelo Santander Cultural em Porto Alegre – RS, no domingo (10), de cancelar a exposição intitulada QueermuseuCartografias da Diferença na Arte Brasileira,  com  mais de 270 obras, de artistas brasileiros, que exploram a diversidade dos gêneros, por insatisfação de frequentadores conservadores  e do posicionamento levado à público pelas redes sociais, de grupos políticos como o Movimento Brasil Livre       ( MBL), que acusam-na  de blasfêmia, de fazer apologia a crimes de pedofilia e zoofilia;  despertou em segmentos da sociedade fortes reações contra eminentes e ocultos riscos da volta da censura intelectual e do fomento a crimes  de LGBTfobia.

Não visitei a exposição e nem é preciso pois o que está nas entrelinhas é mais sério, atitudes  como desses grupos e/ou movimentos e do próprio Santander, pressupõe estar  contra à liberdade de expressão artística e a favor de ações   homofóbicas, o que devemos sobremaneira combater com toda força e  veemência, já tiramos os pés da pré-história, da idade média ficaram sórdidas  lembranças, aprendemos muito com a modernidade e não é possível que em plena era  contemporânea, em uma sociedade que se diz democrática,  tenhamos que conviver com tamanhos absurdos.  Sobre as obras expostas só  tenho conhecimento de algumas mas  com toda certeza esses não são seus propósitos.

A arte tem o papel precípuo de levar  as pessoas a pensarem, a refletirem sobre a realidade em que estão inseridas provocando  nelas mudanças de como enxergam e interagem com o mundo. Há muito ela  deixou de ser a representação única do belo, do sublime, para incomodar, provocar debates, nos tirar da posição de conforto. Historicamente grandes obras  retrataram e denunciaram  praticas abusivas e hediondas da humanidade  mostrando a realidade nua e crua num determinado tempo e espaço, sem, contudo, emitir formação de juízo, cabe a cada um nós encontrar nela a mensagem embutida.

Evidente que nem tudo que é arte nos agrade aos olhos, temos a liberdade de tomar uma posição, podemos até manifestar contra, mas isso está longe do que aconteceu. Uma instituição economicamente poderosa  promoveu a censura na sua forma mais absurda, fechando o acesso ao público e um insignificante bando de protofascistas teve sua voz ouvida. Um precedente muito perigoso para nossa sociedade. Um retrocesso!

Sei o que o do que estou falando e causa-me indignação. Há pouco mais de um ano, quando fiz uma exposição fotográfica individual de nu artístico feminino, aqui em Maceió, senti na pele o que é o poder da censura vinda de instituições publicas e privadas que tem entre seus colaboradores, gestores conservadores, reacionários e entupidos de valores morais, éticos, ultrapassados. E isso porque as imagens, em preto e branco,   mostravam com muita sutileza apenas detalhes do corpo feminino, sem exposição desnecessária e sem "pornografia", sim, entre aspas, porque cheguei a ouvir a expressão para designar o trabalho. Tive que brigar muito e até fazer ameaças de "botar a boca no trombone"  caso não me cedessem  espaço para expor, vergonhosamente negados por causa do tema. Fiz e foi sucesso de público e critica.

Sobre a  exposição, Querrmuseu, ela  deve ser reaberta, mostrada para todo mundo, provocar mais debate com a sociedade, pois os temas que a envolve são de grande relevância social.  Para cada ação reacionária uma (forte) reação contra.

Primeira Edição © 2011