Secretaria de Educação realiza segunda fase da Olimpíada de História

14/09/2017 18:14

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) deu início, nesta quinta-feira (14), no Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas (Cepa), à segunda etapa da Olimpíada de História de Alagoas. A ação faz parte das comemorações aos 200 anos de emancipação política de Alagoas.

A abertura do evento, que prossegue nesta sexta-feira (15), ocorreu na Escola Estadual de Ensino Integral Princesa Isabel e contou com a presença de 81 estudantes finalistas e 27 professores-orientadores, distribuídos pelas 13 Gerências Regionais de Educação (Geres).

A solenidade de abertura contou com apresentação cultural do Coral da Escola Estadual Professora Maria Margarida Silva Pugliesi. Durante o primeiro dia de atividades, os estudantes participaram da prova de redação, de uma aula show, com os youtubers do canal ‘Conhecendo Alagoas’, além de atividades práticas no modo de gameshow e de uma sessão de cinema, para interação e descontração entre os estudantes.

O gerente de Desenvolvimento Educacional da Seduc e coordenador das olimpíadas de História, Daniel Marinho, ressalta a importância e os objetivos do evento.

“A Olimpíada de História tem como objetivo tornar mais visível a história de Alagoas. Essa é a primeira experiência no Brasil inteiro de uma olimpíada de História, que aborde a região. Alagoas está fazendo isso por causa do bicentenário da nossa emancipação e achamos que não haveria outra forma de mobilizar os estudantes que não fosse um certame como esse”, declarou.

Nesta sexta-feira (15), as equipes farão visitas ao museu Floriano Peixoto, Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL), Pierre Chalita, além de realizarem as provas práticas, que consistem na entrega de um artefato com ideias históricas de cada região, que serão fechadas e colocadas em um baú, apelidado carinhosamente pela organização como ‘Cápsula do Tempo’. O material será entregue ao Museu Floriano Peixoto.

Desfile

Após a realização das atividades teóricas e práticas da I Olimpíada de História de Alagoas, o pelotão da História de Alagoas, formado pelos competidores, participará do desfile de emancipação política, que ocorre no sábado, dia 16 de setembro, na Rua Sá e Albuquerque, em Jaraguá. A concentração tem início às 14h, no estacionamento do bairro.

Primeira Edição © 2011