Edital de pontos de cultura tem participação expressiva

13/09/2017 14:31

A- A+

Secom Maceió

compartilhar:

Nesta quarta-feira (13), o prefeito de Maceió em exercício, Marcelo Palmeira, participou do lançamento do edital destinado à implantação da Rede Municipal de Pontos de Cultura, realizado na Escola Municipal Pompeu Sarmento. A iniciativa está sendo promovida a partir de um convênio firmado com o Ministério da Cultura, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac). Serão destinados R$ 900 mil para que entidades culturais planejem e executem ações em unidades de ensino da Secretaria Municipal de Educação, que vão receber os pontos de cultura selecionados.

Na oportunidade, Marcelo Palmeira ressaltou que a formação da rede entre a Prefeitura e os excelentes fazedores de cultura em Maceió é certeza de que a iniciativa será um grande sucesso.

“É sempre bom incentivar a cultura e neste projeto, especialmente, a Prefeitura une a cultura com a educação em uma iniciativa que vai colaborar com o tempo de permanência dos estudantes executando atividades de artes plásticas, danças e teatro, por exemplo, nas escolas”, pontuou, lembrando a realização da 1ª Feira Literária do Pontal da Barra, no último mês, e que a Prefeitura vai participar da 8ª Bienal do Livro custeando o Vale Livro para todas as crianças da Rede Municipal de Ensino.

De acordo com o presidente de Fmac, Vinicius Palmeira, a iniciativa é um grande pacto para atrair o Programa Cultura Viva e aumentar o acesso aos bens culturais dentro do meio escolar.

“Dentro da escola será possível vivenciar literatura, teatro, dança e cinema, entre outras possibilidades do projeto. Cada instituição receberá 60 mil para o desenvolvimento de atividades na escola que ela escolher durante um ano. Ao final, será realizado a Teia Cultural que vai reunir todos em uma grande apresentação”, detalhou.

“A Fmac fez um trabalho de excelência quando escolheu as escolas para que sejam pontos de culturas em Maceió. É perfeito, visto que as atividades culturais já fazem parte da formação pedagógica das nossas crianças, mas agora vamos contar com pessoas da sociedade para fazer a cultura e descobrir novos talentos, além de despertar o interesse pelas artes populares”, complementou a secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea.

A coordenadora-geral do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Rita Hipólito, também esteve presente no lançamento. A participação do Pnud no projeto será por meio do programa Viva Escola, que trabalha a educação nos eixos infraestrutura, formação continuada, gestão administrativa e pessoal.

Primeira Edição © 2011