Tecnologia a favor da saúde e do bem estar

Menos invasivos, novos tratamentos de varizes permitem rápida recuperação. Com auxílio da tecnologia, a tendência é facilitar volta à rotina, minimizar cortes e desconforto

12/09/2017 15:10

A- A+

Clínica Angiologia Estética

compartilhar:

As técnicas mais recentes para tratamento de varizes possibilitam que o paciente retome suas atividades em até três dias. Algumas intervenções são feitas apenas com anestesia local e sedação leve, sem deixar cicatrizes.

Laser Transdérmico, Endolaser, Espuma Densa e Radiofrequência  ajudam a normalizar o retorno do sangue das pernas para o coração e podem evitar que as varizes evoluam para condições mais graves como tromboflebites, tromboses venosas e até embolia pulmonar.

“Segundo estudos, as veias dilatadas, tortuosas e alongadas afetam 50% dos brasileiros. A doença, que acomete principalmente as mulheres, é uma das mais antigas da espécie humana, a sétima mais frequente e a 15ª maior causa de afastamento do trabalho”, diz o angiologista Adalberto Cavalcante.

A escolha do tratamento das varizes depende de vários elementos: tipo de veia, diâmetro do vaso, cor de pele, situação clínica da pessoa, área atingida e extensão do problema. Entre os procedimentos, há os minimamente invasivos, que existem graças a tecnologias avançadas como:

·        Laser Transdérmico -  uma espécie de luz provoca cauterização, cicatrização (fibrose), contração e, por consequência, o fechamento do vaso doente. Sua grande vantagem é agir de maneira seletiva, preservando a integridade da pele ao redor das varizes.

O Laser Transdérmico é realizado em consultório e inclui resfriamento para leve anestesia local.

https://www.youtube.com/watch?v=2t2lRoqGdis

https://www.youtube.com/watch?v=jvFO3G4OUYI

 ·        Endolaser –  por meio de uma punção e uma pequena incisão, é introduzida uma fibra óptica. Através de acompanhamento via ultrassom, é disparada uma quantidade controlada de energia na variz, impedindo a passagem de sangue pelo ponto afetado, sem necessidade de remoção cirúrgica da veia.

https://www.youtube.com/watch?v=qVOx-2l2HkU

Uma técnica que pode ser executada também de modo ambulatorial, com anestesia local e sedação leve em muitos casos.

·        Espuma Densa – consiste na aplicação de substância esclerosante* em forma de espuma diretamente nas varizes. O produto é inserido com auxílio de injeção e ultrassom, provocando fibrose e corrigindo o excesso de dilatação. Normalmente, a Espuma Densa é indicada para veias mais grossas.

https://www.youtube.com/watch?v=pacephH6zlU

·        Radiofrequência – depois de uma microincisão na pele, um cateter especial é colocado na variz. Ele emite energia de radiofrequência e faz as fibras de colágeno na parede do vaso encolherem. O aquecimento das proteínas do sangue promove a secagem e a redução de diâmetro.

O procedimento pode ser feito com anestesia local. A internação dura cerca de 24 horas.  

Como surgem as varizes

Embora as causas exatas ainda sejam alvo de pesquisas e discussões, os principais fatores de risco são:  

·        Ter parentes próximos (avós, pais e irmãos) com varizes

·        Idade

·        Múltiplas gestações

·        Obesidade

·        Sedentarismo

·        Tabagismo

·        Trabalhar muito tempo em pé ou sentado

·        Uso de anticoncepcionais

 * A escleroterapia, também chamada de "aplicação", é um procedimento médico para tratamento de varizes de tamanhos variados. Existem diversas técnicas e substâncias esclerosantes.

Sobre o Dr. Adalberto Cavalcante

 Adalberto Cavalcante é angiologista e cirurgião vascular formado na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Tem pós-graduação pela Fundação Hospitalar do Distrito Federal (Hospital de Base de Brasília); é membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) e do Colégio de Flebologia dos Estados Unidos (American College of Phlebology).

Em mais de 15 anos de experiência, o Dr. Adalberto Cavalcante já atuou no Distrito Federal e em vários estados do Nordeste brasileiro, além de possuir trabalhos apresentados em diversos congressos nacionais. Atualmente, é responsável pela Clínica Angiologia Estética, localizada na capital alagoana, cidade em que reside.

 

Serviço

Angiologista/Cirurgião Vascular Adalberto Cavalcante (CRM 3162 – RQE 2063)

Clínica Angiologia Estética

Endereço: Av. Dr. Antônio Gomes de Barros, 625, Edifício The Squere, Sala 703 - Jatíuca – Maceió, Alagoas, CEP: 57036-000

Fone: (82) 3432 - 8210

Primeira Edição © 2011