Universitários incentivam campanha junto a Casa do Coraçãozinho

Trote solidário acontece durante a gincana da Faculdade Estácio de Sá

01/09/2017 13:01

A- A+

Asom Sefaz Alagoas

compartilhar:

Cerca de seis mil alunos da Faculdade Estácio de Sá, em Alagoas, estão se reunindo por uma causa nobre: ajudar o projeto social Casa do Coraçãozinho. Não serão realizadas somente atividades comuns que envolvam o tema solidariedade, como doar alimentos, brinquedos ou uma quantia de dinheiro. A missão consiste em gerar resultados multiplicadores em Alagoas e conscientizar a população sobre a contrapartida social da Campanha Nota Fiscal Cidadã (NFC) da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz/AL).
 
O ‘trote solidário’, como ficou conhecido, propôs aos alunos, na edição 2017, o desafio de conseguir novos cadastros no Programa da NFC e convencer a população a compartilhar os cupons fiscais com a Casa do Coraçãozinho, uma das instituições participantes da Nota Fiscal Cidadã. A recompensa para quem conseguir um maior número de adeptos vem por meio de pontos extras nas disciplinas e em certificados com horas extracurriculares.
 
Para a gerente comercial da Estácio de Sá, Simone Moreira, a gincana é uma oportunidade de difundir o lado solidário da Nota Fiscal Cidadã. “Muitos acham que, ao adotar uma instituição social e compartilhar seus cupons, perdem a oportunidade de concorrer aos prêmios, mas, na verdade, o que acontece é que, dessa forma, as chances de premiação dobram, bem como as da instituição escolhida”, motiva Simone Moreira, acrescentando que, “além dos alunos e professores da instituição se cadastrarem, os participantes visitarão comunidades situadas em Maceió para estimular maior adesão à campanha”.
 
Cidadania
Outro quesito desenvolvido com os alunos durante a gincana é a importância de colocar o CPF na nota fiscal. A ideia é que eles também compartilhem conhecimento nas comunidades visitadas sobre a importância da arrecadação de tributos para o Estado.
 
“Além de participarem da Notal Fiscal Cidadã, eles exercem a cidadania em Alagoas ao exigir a nota fiscal”, explica a gerente do Programa Educação Fiscal da Sefaz, Glácia Tavares.
 
A gincana foi lançada na última terça-feira (29) e tem início nesta sexta-feira (1º), seguindo até o dia 24 de setembro. “Queremos, com a dinâmica, formar cidadãos conscientes, além de profissionais capacitados e prontos para o mercado de trabalho”, finaliza a gerente comercial.
 
Para contabilizar o total de cadastrados, a equipe de TI da Sefaz disponibilizou um endereço eletrônico onde os estudantes irão inserir os dados dos consumidores. Para ganhar pontos para a sua equipe é preciso incluir o nome do curso. A contagem pode ser acompanhada no seguinte endereço www.sefaz.al.gov.br/trotesolidario.
 
Casa do Coraçãozinho
O projeto funciona como um local de apoio e atendimento especializado a crianças cardiopatas, dedicado exclusivamente aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A casa de apoio é localizada em frente ao Hospital do Coração, no bairro da Gruta de Lourdes, e oferece acompanhamento clínico para quase 500 crianças alagoanas que nascem com problemas cardíacos.
 
Para a gerente de relacionamento da Fundação Cardiovascular de Alagoas (Cordial), Monica Suruagy, a dinâmica é uma forma de a sociedade alagoana conhecer a causa e apoiar. “Em conjunto (Sefaz/AL, Estácio e Cordial), idealizamos esse movimento para estimular a galera e formar agentes multiplicadores. Com a campanha queremos que as pessoas abracem essas crianças”, explica Monica.

Primeira Edição © 2011