Secretário encaminha propostas de melhoria ao Ministério da Saúde

01/09/2017 17:11

A- A+

Ascom SMS

compartilhar:

O Secretário Municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, apresentou pleitos ao Ministério da Saúde, nesta sexta-feira (1º), quando recebeu a visita do assessor técnico nacional de Atenção à Saúde , Sergio Costa, e do coordenador de Laboratórios de Saúde Pública da Secretaria Nacional de Vigilância em Saúde.

José Thomaz entregou ofício com a solicitação de diversos itens para ampliação e estruturação dos serviços de Atenção Básica à Saúde, incluindo quatro ambulâncias para o transporte de pacientes que necessitam de locomoção para os serviços de saúde e que não têm como arcar com os custos de transporte. Os veículos vão facilitar o acesso à consulta, exames e internação para cirurgias eletivas.

Além disso, o Ministério da Saúde fez a doação de um micro-ônibus e uma van para o transporte de pacientes com deficiência vinculados aos Centros Especializados em Reabilitação (CER).

Para a área de odontologia, o secretário solicitou o credenciamento de Laboratórios Regionais de Prótese Dentária (LRPD). “Essa iniciativa é importante para a saúde bucal da população de Maceió, já que isso vai permitir uma produção acima de 120 próteses por mês”, ressaltou o secretário.

Também foi solicitada ao Ministério a reabilitação dos Centros de Especialidades Odontológicas – que é uma continuidade do trabalho realizado em favor da Atenção Básica e que vai possibilitar a detecção com ênfase no diagnóstico.  Maceió já conta com seis equipes de atendimento domiciliar composta também por cirurgiões dentistas e por isso, o secretário também solicitou duas cadeiras odontológicas portáteis.

“É de fundamental importância para integralidade da assistência à saúde bucal, as ações desenvolvidas nesta área especializada, pois isso possibilita a detecção com ênfase no diagnóstico do câncer de boca, além de cirurgia oral, endodontia e atendimento domiciliar às pessoas com necessidades especiais”, destacou o secretário. “Esse estreitamento com o Ministério da Saúde é importante para fortalecer os serviços de saúde em Maceió e alcançar mais resultados, especialmente na Atenção Básica”, afirmou Thomaz Nonô.

O Ministério da Saúde aprovou a implantação de 17 equipes do Núcleo de Atenção a Saúde da Família (Nasf)  em Maceió, o que garante que todas as equipes de estratégia de saúde da família estejam vinculadas a um Nasf.

Primeira Edição © 2011