Governo entrega 20 novas ambulâncias e um helicóptero

Solenidade acontece nesta quarta-feira (30), às 10h, no Centro de Arapiraca

29/08/2017 14:08

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

O governador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, irão entregar, nesta quarta-feira (30), às 10h, no Largo Dom Fernando Gomes, Centro de Arapiraca, 20 novas ambulâncias, além de um helicóptero para a reestruturação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O Estado investiu R$ 3,8 milhões com recursos próprios nos veículos, que possuem equipamentos de última geração, inclusive rastreador via satélite.

Das 20 ambulâncias, sete são Unidades de Suporte Avançado (USAs) e 13 Unidades de Suporte Básico (USBs). As USAs serão distribuídas para os municípios de Maceió (4), Arapiraca (2) e Santana do Ipanema (1), enquanto as USBs serão destinadas para Arapiraca (3), Santana do Ipanema (1), Delmiro Gouveia (1), Palmeira dos Índios (1), Penedo (1), Campo Alegre (1), São Miguel dos Campos (1), Coruripe (1), Viçosa (1), Atalaia (1) e Cacimbinhas (1).

Cada ambulância tem o valor estimado de R$ 194 mil e a previsão é que, ainda este ano, sejam entregues mais 20 para os municípios alagoanos. “Nossa parceria com os municípios tem quebrado muito paradigmas e estamos conseguindo avançar na gestão da saúde. Com as novas medidas, está sendo possível investir mais recursos na saúde e informatizar o serviço. Transparência e informatização devem caminhar lado a lado, porque nos permite, de forma clara e objetiva, fazer a gestão de uma saúde de qualidade e resolutiva”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira.

Tripulada por um condutor socorrista e dois técnicos de enfermagem, as USBs contam com aspirador, nebulizador, torpedos de oxigênio, maca articulada, suporte de soro, estetoscópio, tensiômetros adulto e infantil e colar cervical.  Elas dispõem, ainda, de Desfibrilador Automático Externo (DEA), equipamento eletrônico cuja função é a reversão das arritmias cardíacas pela aplicação de um pulso de corrente elétrica de grande amplitude em curto período de tempo. Esse equipamento é fundamental para iniciar as manobras do Suporte Básico de Vida (BLS) em situações de parada cardiorrespiratória (PCR).

Já as USAs, popularmente conhecidas como UTIs Móveis, dispõem de ressuscitador manual, respirador mecânico, monitor para cardioversão, ambu, fio guia para entubação, materiais cirúrgicos, além de todos os equipamentos encontrados nas USBs. A equipe assistencial das USAs é composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e condutor socorrista.

Samu Aeromédico - Além das 20 ambulâncias, o governador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, também irão entregar uma aeronave para o Samu Aeromédico. O serviço vai atender todos os municípios do interior e ajudar na remoção de pacientes para atendimento de alta complexidade, primando pela segurança e rapidez.

A aeronave é equipada com ventilador mecânico, prancha adulta e infantil, Dispositivo de Extricação de Kendrick (KED), talas, colares cervicais, bolsa de medicação e de vias aéreas, torpedos de oxigênio, desencarcerador, dentre outros equipamentos necessários para uma viagem segura para o paciente. “Ele já embarca estabilizado. É um serviço de extrema importância, porque há casos em que o atendimento aéreo é essencial para salvar a vida de um paciente”, explicou o secretário de Estado da Saúde.

Samu – O objetivo do Samu 192, que funciona 24h por dia, é socorrer rapidamente pacientes com necessidade de serem levados a unidades que prestam serviços de urgência ou emergência, como hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPA), para receberem atendimentos clínico, cirúrgico, obstétrico, entre outros, evitando sofrimento, sequelas ou mesmo a morte.

O acionamento do Samu se dá pela ligação gratuita à Central de Regulação de Urgências, pelo número 192. A partir do atendimento, as equipes formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas são destacados para prestar o atendimento, que pode ocorrer tanto em residências, quanto em locais de trabalho e vias públicas. Também está entre as prerrogativas do Samu, o atendimento telefônico de pessoas para orientações pontuais de saúde.

UE do Agreste – Ainda em Arapiraca, o governador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, irão visitar a Unidade de Emergência do Agreste. Na oportunidade, eles irão visitar as obras de triplicação da capacidade física do hospital, uma vez que ele contava com 40 leitos e passará a disponibilizar 120, sendo 21 de UTI.

Primeira Edição © 2011