Educação ambiental é ressaltada

24/08/2017 15:30

A- A+

Ascom

compartilhar:

Nesta sexta-feira (25), no Benedito Bentes, acontecerá a segunda edição de mais um projeto de educação ambiental realizado pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (Semds), o Planta Maceió. Sucesso na primeira edição, a iniciativa tem como finalidade incentivar a população a participar e colaborar com a arborização da cidade, bem como orientar os cidadãos sobre como deve ser feito o plantio.

A ação, que começou com a doação de mil mudas no dia 13 de agosto no estacionamento do Maceió Shopping, contou com um público de aproximadamente 400 pessoas de diversos bairros da capital. “Ações como essa têm importância significativa na cooperação com o desenvolvimento sustentável. Assim como foi na Horta Urbana e no Pomar, a comunidade se envolve e contribui para aprimorar os cuidados com o meio ambiente. São iniciativas que estimulam a população a zelar e também a ficar atenta a possíveis irregularidades que possam ser cometidas contra o meio ambiente”, destacou o vice-prefeito, Marcelo Palmeira.

Outra ação que mereceu destaque foi a horta urbana, que está sendo mantida no Loteamento Nascente do Sol, no Benedito Bentes. No início de agosto, a gestão acompanhou a primeira colheita de hortaliças, verduras e legumes, tudo cultivado pelos próprios moradores. A parceria entre prefeitura e comunidade é de fundamental importância para engajar os moradores a cuidar desse projeto.

Marcelo ressaltou ainda que o projeto pioneiro objetiva acabar com o descarte irregular de lixo e conscientizar a população sobre o desenvolvimento sustentável. “O que antes era um terreno tomado pelo lixo, agora deu lugar a uma horta, beneficiando a comunidade com alimentos orgânicos, saudáveis e promovendo a educação ambiental. Esse tipo de ação muito em breve será realizada em outros pontos da capital. Até as crianças se envolvem nessa iniciativa”, disse.

“Outra área que também servia como descarte irregular de lixo era o canteiro da Avenida Luiz Ramalho de Castro, na Jatiúca. Por diversos anos, os moradores sofreram com a quantidade de lixo que ali era jogado, e hoje, a Prefeitura, em parceria com a comunidade, preparou a área e deu lugar ao Pomar Urbano. O engajamento dos moradores favorece os cuidados não só com as árvores plantadas, mas também com o local”, destacou Marcelo.

Na última sexta-feira (18), 40 mudas de árvores frutíferas foram plantadas por moradores e crianças da região no primeiro Pomar Urbano de Maceió.

Primeira Edição © 2011