SMS mantém vacinação contra HPV sem alterações

21/08/2017 14:14

A- A+

Ascom SMS

compartilhar:

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa, por meio da Gerência de Imunizações, que o município de Maceió não vai aderir à recomendação da nota técnica divulgada pelo Ministério da Saúde, de ampliar temporariamente, e em caráter excepcional, o público-alvo para a aplicação da vacina contra o HPV, que passa a imunizar também homens e mulheres na faixa etária dos 15 aos 26 anos.

A medida foi definida pelo Ministério em função dos estoques da vacina disponíveis nos serviços de vacinação de todo o país – grande parte deles com data de validade até o mês de setembro de 2017 – com o objetivo de evitar um possível desperdício de doses. Maceió, no entanto, não possui estoques a vencer em setembro de 2017, descartando assim a necessidade de aderir a essa iniciativa.

“A vacinação continuará a ser realizada dentro da faixa preconizada pelo Ministério da Saúde e disponível nas unidades de saúde do município”, reforça a gerente de Imunização da SMS, Eunice Amorim.

Na rotina dos serviços de imunização, a vacina utilizada como prevenção contra o HPV é aplicada nas meninas na faixa etária dos 9 aos 14 anos e nos meninos, dos 11 aos 14 anos, ambos com esquema de duas doses, com intervalo de seis meses entre elas. O calendário vacinal inclui ainda como público alvo com direito a ser imunizado contra o HPV indivíduos com idade entre 9 a 26 anos vivendo com HIV/Aids, pacientes submetidos a transplantes de órgãos sólidos, transplantes de medula óssea ou pacientes oncológicos, estes submetidos ao esquema de três doses (0, 2, 6 meses). Nestes casos a vacinação é realizada no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie), que funciona no Hospital Escola Hélvio Auto, com necessidade de apresentação da prescrição médica no ato da vacinação.

A vacina HPV Quadrivalente é segura, eficaz e é a principal forma de prevenção contra o aparecimento do câncer do colo de útero, quarta maior causa de morte entre as mulheres no Brasil. Nos homens protege contra os cânceres de pênis, orofaringe e ânus. Além disso, previne mais de 98% das verrugas genitais, doença estigmatizante e de difícil tratamento.

Primeira Edição © 2011