Prefeito e vereadores de Capela visitam CTR Metropolitana

21/08/2017 10:19

A- A+

Conteúdo Mescla

compartilhar:

Uma comitiva formada pelo prefeito de Capela, Adelmo Moreira Calheiros, assessores e vereadores do município, visitou nesta sexta-feira(18) a Central de Tratamento de Resíduos (CTR) Metropolitana para conhecer sua estrutura e as tecnologias aplicadas na destinação de resíduos sólidos. A visita contou com um passeio pelas dependências da CTR e a explicação técnica de como funciona a Central pelo gestor Marnes Gomes. 

Atualmente, Capela destina seus resíduos ao lixão da cidade de Cajueiro. Com 17 mil habitantes, o município gera cerca de 270 toneladas de lixo por mês. Na CTR Metropolitana, todo resíduo domiciliar e orgânico, bem como os industriais perigosos, são destinados a células próprias, com tratamento para evitar contaminação do meio ambiente. 

Segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos, todo município brasileiro precisa acabar com seus lixões e destinar corretamente seus resíduos para aterros sanitários ou Centrais de Tratamento. Em Alagoas, existem duas Centrais de Tratamento, uma na cidade de Pilar e outra em Arapiraca, que pertencem ao Grupo Alagoas Ambiental. 

Para o prefeito de Capela, Adelmo Moreira, o problema da destinação dos resíduos precisa ser de todos, por isso o envolvimento dos vereadores. “Vamos levar o projeto para Câmara de vereadores, uma vez que precisamos da aprovação deles e é importante envolver todos os agentes para resolver esta questão. Quero deixar eles a par de tudo”, disse.

“Hoje destinamos nossos resíduos a um lixão que tem em Cajueiro, mas sem tratamento nenhum no solo. Nossa maior preocupação é o cuidado com o meio ambiente e com a saúde da população, e claro, estar dentro da legalidade”, destacou Adelmo.

Segundo o prefeito, um importante passo é também educar os capelenses para o cuidado na hora de destinar o lixo. “Precisamos também melhorar a educação do cidadão, ensinar a fazer a coleta seletiva, mostrando os diferentes tipos de resíduos”, afirmou.

Primeira Edição © 2011