Curso operacional para agentes penitenciários é oferecido

20/08/2017 10:32

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Visando qualificar os agentes penitenciários para intensificar as medidas de segurança dentro e fora do cárcere, a Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) em parceria com o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) está preparando a 3ª turma do estágio de Nivelamento de Operações Penitenciárias (Nopen). Em novembro, novos agentes serão qualificados para aplicar as técnicas no sistema prisional.

O Nopen padroniza as técnicas de trabalho, salvaguardando a ordem e disciplina nas unidades prisionais. O primeiro curso do Nopen foi concluído em setembro do ano passado, com a participação de quarenta agentes penitenciários do Grupamento de Escolta, Remoção e Intervenção Tática (Gerit). Já a segunda turma foi formada em fevereiro deste ano, agregando conhecimento para 24 agentes. 

“Disseminar e empregar o conhecimento adquirido de forma padronizada é fundamental. O Nopen motiva os servidores, já que aperfeiçoamos e fortalecemos o nosso trabalho para manutenção da defesa da sociedade e promoção da justiça”, comenta o agente penitenciário Luciano Gonçalves. O profissional aperfeiçoou suas técnicas operacionais no primeiro curso do Nopen e hoje dissemina o conhecimento no cárcere.

O secretário de Ressocialização, TC Marcos Sérgio de Freitas, comenta o relacionamento da Seris com a Polícia Militar. "Diversas vezes, o Bope atuou com os agentes penitenciários para manutenção da ordem e disciplina no cárcere, seja em varreduras, como também nas movimentações. Essa integração entre os agentes da segurança pública é importante para garantir o que preconiza a lei”.

Primeira Edição © 2011