Anjos da Paz acolhe nove dependentes químicos nas ruas

Ação integrada da Seprev marcou o Dia Nacional de Luta pela População em Situação de Rua

20/08/2017 10:19

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Marcado pelo Massacre da Sé, em 2004, em São Paulo, o dia 19 de agosto é o Dia de Luta pela População em Situação de Rua. Para lembrar o fato, a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) realizou, neste sábado (19), uma ação integrada pelas ruas do Centro de Maceió. Na ocasião, nove dependentes químicos que se encontravam em situação de rua foram acolhidos pelas equipes do projeto Anjos da Paz.

A busca ativa percorreu no Centro de Maceió, iniciando pela Praça dos Martírios e terminando na praça do terminal de ônibus do Mercado Público. Junto com os Anjos da Paz estiveram participando da iniciativa diversos técnicos da Seprev, dentre eles os que irão participar do Força Tarefa de Proximidade, a ser lançado em breve.

“Esta ação foi importante para lembrar este triste acontecimento que marcou todo o País. Estas pessoas que se encontram em situação de rua necessitam de uma atenção especial, sobretudo aqueles que vivem no convívio com as drogas e precisam de um apoio para tratar a dependência química”, disse a titular da Seprev, Esvalda Bittencourt.

Durante toda a manhã, foram abordados aproximadamente 100 pessoas em situação de rua, que receberam um kit de roupas doadas pelos próprios servidores da Seprev.

De acordo com o coordenador da equipe que trabalha para implantação do Força Tarefa de Proximidade, coronel da reserva Maxwell Santos, a iniciativa foi importante também para aproximar os técnicos do projeto da população que será atendida por eles. “Foi uma oportunidade inclusive de conhecer de perto a metodologia de abordagem utilizada pelos Anjos da Paz”, completou.

Os dependentes químicos que quiseram ser acolhidos de forma voluntária foram encaminhados para uma das 37 comunidades credenciadas pelo Governo de Alagoas, por meio da Rede Acolhe da Seprev.

Massacre da Sé

Esse dia 19 foi tirado em memória aos 13 anos do Massacre da Sé, marcado quando, em agosto de 2004, sete moradores de rua foram brutalmente assassinados com golpes na cabeça enquanto dormiam na região da Praça da Sé, em São Paulo.

Primeira Edição © 2011