Unicef apresenta metodologia da PCU para ciclo 2017/2020

19/08/2017 09:34

A- A+

Secom Maceió

compartilhar:

Dentro da programação da Semana da Juventude, ação da Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Semelj), a Plataforma dos Centros Urbanos (PCU) apresentou, nesta sexta-feira (18), na sede da OAB/AL, a metodologia proposta pelo Unicef para o novo ciclo da Plataforma que será desenvolvido em Maceió nos anos de 2017-2020.

De acordo com Juliana Vergetti, chefe de Gabinete do Prefeito e coordenadora da PCU em Maceió, a Educação é prioridade neste ciclo e muitas ações acontecerão ainda este ano. “Reunimos representantes do Ministério Público, da OAB/AL, da rede de proteção à infância, entre outros parceiros, para falarmos da adesão da gestão municipal ao novo ciclo da PCU, projeto do Unicef que Maceió já vem desenvolvimento desde 2013, e também para convidarmos outros atores a participar. Vamos trabalhar com quatro eixos estratégicos – exclusão escolar, primeira infância, direitos sexuais e reprodutivos e homicídios entre adolescentes”, disse.

Para a gestora, é imprescindível a participação de todos para o sucesso do plano. “É preciso que os operadores de direito, os representantes de instituições e organismos nacionais e internacionais participem na construção desse plano, que não é só da Prefeitura de Maceió. Ele é fruto de uma ação coletiva e precisa do engajamento de órgãos como os Conselhos dos Direitos da Criança do Município e do Estado. O próprio Governo do Estado deve participar, pois sabemos que as políticas públicas tornam-se mais eficazes quando são apoiados por outras esferas de governo”.

Para a promotora de Justiça Alexandra Beurlen, a PCU já é uma forma de visão diferenciada de administração pública. “Ela otimiza todos os esforços de áreas distintas de atuação em prol de uma causa maior. Então, com o mesmo recurso e pessoal, você conhece uma efetividade maior na ação que escolheu trabalhar. Essa etapa é a mais bonita porque incluiu a Educação, que é a base de tudo e ainda temos índices ruins nessa área”, afirmou.

Segundo Luiza de Sá Leitão, consultora do Unicef, o encontro é uma etapa muito importante onde foram estabelecidos diálogos bilaterais com atores estratégicos nesse novo ciclo. “Estamos ampliando o leque de parceiros com a prefeitura liderando, mas trazemos outros atores, como Ministério Público, o Poder Judiciário, a rede de proteção à infância. Queremos chegar também com os empresários para que possamos vencer outros desafios.

Semana da Juventude

Até este sábado (19), a Semana da Juventude pretende envolver cerca de 800 jovens dos 15 aos 29 anos, com programação variada e em diversos locais. O objetivo do evento é criar um diálogo aberto e diferenciado com as bases em todos os territórios do município. Segundo a organização, essa é uma forma de identificar demandas, discutir com os próprios jovens a implementação e fortalecimento de politicas públicas, ouvir questionamentos, levar serviços imprescindíveis e diante dos dados, estabelecer uma base para criar, de maneira integrada, ações sociais específicas para a necessidade de cada grupo de jovens.

Ao final da semana, todas as demandas apresentadas e as informações sobre o público atingido serão digitalizadas para a criação de uma rede de jovens voltada ao fortalecimento e á implementação de políticas públicas sociais específicas, atendendo com mais eficácia todo o município. O evento conta com o apoio da Plataforma dos Centros Urbanos (PCU), Centro de Referência da Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas)  e Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

Primeira Edição © 2011