Saúde lança projeto para estimular alimentação saudável

11/08/2017 17:04

A- A+

Ascom SMS

compartilhar:

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) lançou quarta-feira (09), na Associação de Moradores do bairro de Guaxuma, no Litoral Norte, o Projeto Quintal Produtivo. A iniciativa – idealizada pela Diretoria de Atenção à Saúde (DAS) e pelas Coordenações de Atenção Primária e do Nasf – tem como objetivo estimular práticas alimentares saudáveis, através do cultivo de hortaliças junto aos grupos organizados acompanhados e vinculados às equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf) que atuam em Maceió.

O projeto será estendido a outras comunidades do município, mas está sendo iniciado na localidade pela equipe Nasf 6 e equipes da Unidade de Saúde da Família (USF) Guaxuma, tendo como público-alvo um total de 13 famílias residentes naquele bairro e atendidas no local. Sua proposta surgiu da necessidade de se trabalhar com maior intensidade – a partir do aumento da prevalência de sobrepeso e obesidade no país, que vem refletindo no crescimento dos números de doenças como hipertensão e diabetes – a promoção e o cuidado em saúde.

“Além de ser uma fonte de alimentação livre de agrotóxicos e adequada às necessidades nutricionais das famílias produtoras, o projeto irá beneficiar as comunidades com a comercialização do excedente dessa produção, gerando ocupação e renda para esses grupos”, reforçou o coordenador do NASF na SMS, Berto Gonçalo.

A iniciativa da SMS tem como proposta criar os espaços para a produção de hortaliças em pequenas áreas externas (quintais) nas próprias residências das famílias. Com o suporte da equipes da ESF e do Nasf, nas unidades à qual estão vinculadas, as famílias – selecionadas a partir do interesse e da aptidão para o cultivo, produção e colheita de hortaliças – participarão de oficinas e cursos de aperfeiçoamento, onde conhecerão os conceitos técnicos sobre a atividade, além da prática do plantio à comercialização. Além disso, receberão sementes, adubo e ferramentas para trabalhar no plantio e cultivo.

“A ideia é levar o projeto aos oito Distritos Sanitários de Maceió, introduzindo e acompanhando a implementação dessa atividade, que é considerada uma importante ferramenta de inclusão social para pequenos e médios grupos dentro das comunidades”, afirmou Gonçalo.

O Projeto Quintais Produtivos conta com a parceria das secretarias municipais de Assistência Social e de Trabalho e Renda. Também são parceiros da iniciativa as secretarias estaduais de Assistência e Desenvolvimento Social e de Agricultura e Desenvolvimento Agrário, além do Sistema S (Sesi, Senai, Sesc, Senac, Sest, Senat, Sebrae, Senar, Sescoop).

Primeira Edição © 2011