Gestores e técnicos discutem elaboração do Plano Municipal de Saúde

10/08/2017 15:54

A- A+

ASCOM/Cosems

compartilhar:

A importância da construção participativa do Plano Municipal de Saúde (PMS) para o quadriênio 2018-2021 foi discutida, na manhã de terça-feira, (8), no Conselho Regional de Medicina de Alagoas (Cremal), no Pinheiro, em oficina que reuniu gestores e técnicos da área de Planejamento dos municípios alagoanos. Segundo a diretora do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems), Gláucia Torres, também secretária da Barra de Santo Antônio, o documento é uma exigência legal e será um instrumento de gestão que vai nortear as ações municipais.

A coordenadora executiva do Conselho, Sylvana Medeiros, que coordenou os trabalhos, destacou que a discussão contou com a participação de profissionais qualificados e experientes em gestão no Estado e municípios. Segundo ela, o desafio dos gestores está no “melhorar o fazer”, uma vez que estar à frente da gestão municipal é gratificante, mas também preocupante por ter que fazer mais com menos recursos financeiros.

A diretora de Planejamento e Gestão em Saúde de Maceió, Sônia Moura, apresentou a experiência do Município retratada nos dez passos para a construção do documento da pasta de Maceió, enfatizando também a necessidade do processo de construção coletiva para que todas as partes envolvidas, sobretudo os usuários do SUS, sejam ouvidas na elaboração do documento tratado no evento.

O gerente de Planejamento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Bruno Pimentel, expôs sobre Planejamento em Saúde com Foco na Formulação dos PMS 2018-2021, usando como base leis e decretos que fundamentam a obrigatoriedade de os municípios adotarem o documento como instrumento legal de gestão e roteiro eficaz na obtenção de resultados. O dinamismo e motivação movimentaram a plateia na apresentação dos cinco grupos de trabalhos – formados por técnicos e gestores – com as propostas, estratégias e instrumentos necessários à construção do PMS.

Primeira Edição © 2011