Seminário debate políticas públicas para mulheres

08/08/2017 17:55

A- A+

Ascom Semas

compartilhar:

Com o objetivo de debater políticas voltadas para as mulheres, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realizou um seminário, nesta terça-feira (8). O evento aconteceu no auditório do Ministério Público Estadual (MPE), no bairro do Poço.

O Seminário “Políticas Públicas para Mulheres é uma iniciativa da Coordenação de Políticas para Mulheres da Semas. Durante a programação foram  apresentados avanços e desafios dessa política, e discutidas formas de fortalecer a rede socioassistencial de atendimento às mulheres que tiveram seus direitos violados.

A secretária municipal de Assistência Social, Celiany Rocha, destacou o trabalho realizado na unidade de acolhimento Viva Vida para mulheres vítimas de violência. “Os técnicos da Semas trabalham para contribuir com a retomada de vida dessas mulheres e para que, com autonomia, possam enfrentar os desafios da vida. Esse evento é uma forma de mobilizar os atores envolvidos para a construção de plano de políticas públicas voltadas para as mulheres”, destacou.

Secretaria falou do trabalho realizado na unidade de acolhimento para mulheres vítimas de violência.

Secretária falou do trabalho realizado na unidade de acolhimento para mulheres vítimas de violência. Foto: Ascom Semas

Para assessora especial de Políticas Sociais de Maceió, Adriana Toledo, a gestão tem ampliado os espaços para discussão de políticas públicas. “Quero parabenizar a Semas pelo evento.  Nos últimos tempos, o número de casos de violência contra a mulher tem aumentado. Por isso, é muito importante a convocação da sociedade para enfrentarmos esse tipo de violência. Também é muito importante incentivar a participação das mulheres na política. Nós mulheres é que sabemos do que necessitamos, por isso, é importante essa participação na política”, ressaltou.

Participaram também da abertura do evento a coordenadora de Políticas para Mulheres da Semas, Daniela Lamenha,  a procuradora de Justiça Denise Guimarães, representando o procurador-geral, Alfredo Gaspar de Mendonça, a superintendente de Políticas para a Mulher de Alagoas, Anne Caroline Fidelis de Lima, da Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), a  presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Ana Pereira, e as representantes da sociedade Maristela Positano e Cris de Madri.

Seminário

Na mesa de abertura, a professora e pesquisadora da Faculdade de Direito da Ufal Elayne Pimentel falou sobre o histórico e as demandas das políticas para as mulheres. A assistente social da Semas e professora da Ufal Marli Araújo apresentou dados sobre a rede de atendimento socioassistencial para as mulheres em Maceió. Em seguida, a gerente da Casa de Acolhimento de Salvador, Auxiliadora Alves, mostrou como é feito  o atendimento à mulher na capital baiana.

As discussões seguiram com o tema o “Exercício Pleno da Cidadania, Autonomia e Participação Feminina” no planejamento e na condução das políticas públicas para as mulheres, e teve como debatedores a promotora de justiça Maria José Alves, a enfermeira da Gerência da Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Suzângela Dória de Mendonça, o secretário Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária, Ricardo Lessa, e a gestora institucional do Programa Mulheres Mil, Luíza Jaborandy.

Primeira Edição © 2011