Herbário MAC do IMA é referência no cenário botânico

31/07/2017 16:26

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

O Herbário MAC do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) há mais de 30 anos realiza um trabalho importante no cenário botânico. Sendo uma referência no que diz respeito a acervos de espécies da flora, o local é considerado um centro ativo de pesquisa, sendo solicitado para diversos tipos de trabalhos.

Comumente visitado por pesquisadores de toda parte do país, possui um acervo consultado para elaboração de trabalhos de conclusão de curso, teses de mestrado e doutorado, além de outros estudos específicos para recomposição de áreas, entre outros.

O acervo do Herbário do IMA conta com mais de 60 mil espécies de plantas, identificadas e catalogadas, além do Jardineto Botânico, espaço que reúne plantas nativas e exóticas aberto a visitas guiadas.

Além da visitação de alunos e pesquisadores, o Herbário também participa de eventos educacionais. Um exemplo foi a I Formação em Educação Ambiental, Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável, voltada para o fortalecimento da educação na rede municipal, organizado pela Usina Santo Antônio, no município de São Luis do Quitunde, no dia 28 de julho.

Na ocasião, a estudante de Biologia e estagiária do IMA pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), ministrou um oficina sobre herbário escolar.

O evento, destinado a 40 professores da rede pública, abordou dois temas principais: horta orgânica e herbário escolar. O grupo se dividiu e pôde conhecer mais sobre o que é um herbário e como é o funcionamento, todos os processos de coleta, manutenção da coleção, e, principalmente, como o local pode se tornar uma ferramenta os professores vincularem a botânica ao cotidiano dos alunos.

As visitas guiadas ao Herbário MAC podem ser agendadas através do e-mail herbariomac.ima@gmail.com ou, ainda, ligando para o telefone 3315-1747 ramal 216 ou 263.

Primeira Edição © 2011