Vida Nova nas Grotas: levantamento final é iniciado

Programa avança para beneficiar comunidades em sua segunda etapa; expectativa é chegar às 76 grotas da capital até o final de 2018

22/07/2017 10:36

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Um ano, 24 grotas atendidas, quatro já inauguradas e mais de 70 mil pessoas beneficiadas. Esse é o panorama atual de transformações conquistado pelo programa Vida Nova das Grotas, do Governo de Alagoas. Mas isso é só o começo. Apenas nessa primeira etapa, a previsão é de que os serviços de mobilidade urbana alcancem 40 comunidades até o final deste ano.

Paralelamente, as atividades caminham para chegar a todas as 76 grotas da capital Maceió. Nesta semana, a equipe técnica da Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand) iniciou o levantamento dos serviços das demais grotas que serão contempladas. Assim como acontece hoje, as comunidades também irão receber melhorias de infraestrutura, como a construção de escadarias, pontilhões, passeios, corrimão e meio-fio.

A ideia é ampliar os serviços de mobilidade urbana aos moradores de acordo com a necessidade individual de cada grota, como explica o secretário executivo de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Alcides Tenório. “Desde o lançamento do programa, em 2016, a proposta do governador Renan Filho é alcançar todas as comunidades de Maceió levando, sobretudo, melhorias de infraestrutura e mobilidade. Para entrar nesta segunda fase, começamos a realizar, junto com os líderes comunitários, o levantamento de algumas grotas como a Verde Vale, Princesa Daiane, do Correia e Aldeia do Índio, que serão beneficiadas nesta próxima etapa de licitações”, destaca o secretário executivo.

Até o momento, dentro das 24 grotas já contempladas, foram executados 8.616 metros lineares de escadaria, mais de 14 mil m² de passeio, 4.780,61 metros lineares de canaletas – que auxiliam no escoamento da água da chuva – e 13.642,24 metros lineares de corrimão. Junto com estes equipamentos, foram ainda construídos 1.690,98 metros de muro de contenção, 163,85 metros lineares de pontilhão e 5.332,48 metros de meio-fio.

Em uma parceria do Governo de Alagoas com o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU Habitat), o Vida Nova nas Grotas é um aprofundamento das obras de mobilidade urbana desenvolvidas pela Setrand no programa Pequenas Obras, Grandes Mudanças, com ações voltadas para o desenvolvimento econômico, social e a inclusão produtiva, articulando as ações dos principais órgãos do Executivo.

Primeira Edição © 2011