Revitalização da Praça Deodoro é discutida

Projeto será elaborado e encaminhar ao Governo Federal

22/07/2017 10:43

A- A+

Ascom Semds

compartilhar:

Uma semana após o prefeito Rui Palmeira ser recebido pelo presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), Otávio Praxedes, secretários municipais estiveram na sede da corte, nessa sexta-feira (21), para dar continuidade à discussão sobre a manutenção e a preservação da Praça Marechal Deodoro, no Centro. Em reunião, os gestores da Sustentabilidade, Iluminação, Limpeza Urbana e Segurança Comunitária Semsc expuseram as ações que podem ser executadas no local.

“Estive com o prefeito na sede do TJ na última semana e iniciamos a discussão com o presidente sobre quais medidas poderão ser adotadas para melhorar o aspecto ambiental e visual da Praça Deodoro. Já iniciamos a arborização e a jardinagem, com o plantio de árvores e aplicação de placas de grama, e vamos fazer os levantamentos para recuperação dos bancos e do piso. É uma importante parceria para cuidar deste local, um histórico espaço público e uma das referências da capital”, disse titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), Gustavo Acioli Torres.

Questionado sobre a restauração das esculturas da Praça, o secretário informou que a Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) vai ser acionada para elaborar um projeto e encaminhar ao Governo Federal em decorrência do alto custo e dos trâmites legais, já que se tratam de monumentos tombados e precisam de autorizações para qualquer tipo de ação em que estejam envolvidos.

Já o gestor da Superintendência Municipal de Iluminação Pública (Sima), Frederico Lins, explicou que a pasta vai elaborar um projeto com luminárias modernas que estão sendo utilizadas em outros espaços públicos da capital. “Conforme a determinação do prefeito, vamos estudar o local para identificar a necessidade de distribuição conforme a potência do LED, que é o tipo de iluminação que deveremos instalar na Praça Deodoro. O levantamento também vai contemplar o entorno do espaço, entre prédios e as vias públicas”, contou o superintendente.

Em relação à limpeza, o superintendente do órgão responsável, a Slum, adiantou que equipes já fazem a manutenção no local. Na reunião, Davi Maia falou sobre a coleta seletiva e da possível parceria com o Tribunal de Justiça para o recolhimento dos resíduos recicláveis provenientes da sede da corte. “Estamos trabalhando com as cooperativas por meio contratação realizada pela Prefeitura e vamos avaliar a coleta do que é produzido no TJ”, comentou.

O secretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, coronel Ivon Berto, também participou do encontro e garantiu apoio em relação ao ordenamento e ao patrulhamento com a Guarda Municipal. Outra demanda discutida na reunião foi sobre as pessoas em situação de rua, crianças e usuários de drogas, cujo assunto vai ser encaminhado para avaliação da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

Ao final do encontro, o desembargador Alcides Gusmão da Silva falou sobre empenho da gestão municipal em relação à revitalização do espaço. Ele é presidente da Comissão de Apoio para Manutenção e Preservação da Praça Marechal Deodoro, criada pelo TJ/AL.

“Estivemos reunidos com o prefeito Rui Palmeira, que se predispôs, se colocou à disposição e demonstrou total interesse em dar uma melhor condição para a Praça. Agora sentamos com os secretários, cada um com sua atribuição, para que possamos estabelecer diretrizes. Uma reunião importante, onde os gestores garantiram esforços para que possamos realizar um trabalho conjunto”, comentou o desembargador.

Os secretários e o representante do TJ/AL encerraram o encontro com uma vistoria técnica na Praça Deodoro, onde as equipes da Semds realizam os trabalhos de jardinagem e arborização.

Primeira Edição © 2011