Gerência de Saúde do Homem promove ações de prevenção

18/07/2017 16:44

A- A+

Ascom SMS

compartilhar:

A Gerência Técnica da Saúde do Homem, ligada à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou, na manhã desta terça-feira (18), uma série de ações de promoção à saúde, em comemoração ao Dia Nacional do Homem, celebrado no dia 15 de julho. O encontro aconteceu no Cras Dom Adelmo Machado, localizado ao lado da Unidade de Saúde da Família (USF) Durval Cortez no bairro do Prado, sendo direcionado a servidores, usuários e comunidade em geral.

Durante a manhã, os homens que participaram da ação contarão com atividades de saúde e de fortalecimento da auto-estima como testes de glicemia, cortes de cabelo, sorteio de brindes, café da manhã saudável e palestras sobre a integralidade da saúde do homem, que abordam temas como os perigos do tabagismo, prevenção ao câncer de próstata e adoção de hábitos saudáveis para uma melhor qualidade de vida.

De acordo com Janaína Tenório, gerente técnica da Saúde do Homem na SMS, a ação teve o objetivo de sensibilizar o público masculino e incentivá-los a cuidar da saúde. “Muitos homens só procuram os serviços de saúde através da atenção especializada, o que agrava o quadro de morbidade em virtude do cuidado tardio, então buscamos incentivar para que eles busquem desde cedo as unidades de saúde”, destacou.

Durante o evento, o público também conheceu a Rede de Assistência à Saúde do Homem dentro do município, onde são encontrados os profissionais de urologia e também os Núcleos de Atividades Físicas, que contam com atividades em diversos bairros da capital visando a promoção da saúde e a adoção de um estilo de vida saudável por meio de atividades físicas.

Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem

A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem foi formulada para promover ações de saúde que contribuam significativamente para a compreensão da realidade singular masculina nos seus diversos contextos socioculturais e político-econômicos, qualificando a saúde da população masculina na perspectiva de linhas de cuidado que resguardem a integralidade da atenção.

O reconhecimento de que os homens adentram o sistema de saúde por meio da atenção especializada tem como consequência o agravo da morbidade pelo retardamento na atenção e maior custo para o SUS. É necessário fortalecer e qualificar a atenção primária garantindo, assim, a promoção da saúde e a prevenção dos problemas evitáveis.

A pauta do evento seguiu as diretrizes da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH) do Ministério da Saúde e os temas abordados na palestras foram desenvolvidos a partir de cinco eixos temáticos, que são acesso e acolhimento, saúde sexual e reprodutiva, paternidade e cuidado, doenças prevalentes na população masculina e prevenção de violências e acidentes.

Primeira Edição © 2011