Feira Agroecológica atrai consumidores ao Mercado de Jaraguá

14/07/2017 18:05

A- A+

Ascom Semtabes

compartilhar:

Alimentos fresquinhos e produzidos sem uso de agrotóxico estão à disposição dos consumidores, todas as sextas-feiras, das 5h às 11h, no Mescado de Jaraguá. A feira é realizada há 15 anos no local e para garantir a sacola cheia, o cliente precisa chegar cedo.

No local, são vendidos frutas, legumes, hortaliças e alimentos processados sem agressão ao meio ambiente e produzidos por oito agricultores familiares de diferentes locais de Alagoas. “Nós produzimos e trazemos para cá. O que comercializamos aqui são produtos 100% orgânicos. Os clientes ficam livres para conhecer nossa produção”, explica Rose Ramalho, que é coordenadora da feira e produtora rural.

Moabes Belo, trabalhador autônomo, frequenta há um ano a Feira Agroecológica, em busca de uma alimentação mais saudável. “Os supermercados oferecem produtos industrializados, com poucas opções de produtos orgânicos. Já conheci a propriedade produtora daqui da feira e lá você vê que o produto vem direto da terra. Os produtos daqui geram qualidade de vida”, afirma.

A produtora rural e feirante Carmel Quintela afirma que a feira é uma oportunidade, também, de valorizar o agricultor familiar e desmistificar a cultura da falta de informação do trabalhador do campo. “É um sucesso porque nós vendemos direto para o consumidor, sem atravessador. Isso valoriza nossos produtos e o homem do campo, faz com que as pessoas que têm essa aptidão pelo campo ganhem respeito e continuem na terra”, salienta a produtora.

Na propriedade da Carmel, a Fazenda São Pedro, uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) situada no município de Pilar, há uma agrofloresta dentro da área agricultável. “Nada do que produzimos agride a natureza. Trago tudo fresquinho, de forma que o cliente fique apaixonado pela feira”, conclui.

Depois da feira, é só aproveitar um típico café regional no Mercado Jaraguá, vinculado à Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes). O Mercado funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 16h.

Primeira Edição © 2011