Município promove ações de prevenção contra hepatites virais

13/07/2017 13:59

A- A+

Ascom SMS

compartilhar:

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio dos programas de Infecções Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais (IST/Aids e Hepatites Virais) e de Imunização (PNI/Maceió), promoveu, nessa quarta-feira (12), no Cras Sônia Sampaio (Jacintinho), uma ação educativa direcionada a pessoas com mais de 40 anos atendidas pela unidade. As atividades fazem parte da programação do Julho Amarelo no município e marcam o Dia Mundial de Combate à Hepatite, celebrado em 28 de julho.

“A iniciativa contou com testes rápidos de hepatite B e C, orientação individual e coletiva, vacinação contra hepatite B, aferição de glicemia e distribuição de material informativo”, destacou Tereza Carvalho, assistente social do Programa IST/AIDS e Hepatites Virais da SMS.

A campanha, que em 2017 conta com tema “Hepatites B e C, faça o teste”, é direcionada à comunidade em geral e terá testes rápidos em todas as unidades de saúde, além de ser disponibilizada a vacina contra hepatite B, bastando o usuário levar um documento de identificação e cartão de vacina para verificação da necessidade de imunização. O principal objetivo do Julho Amarelo é ampliar as informações sobre a infecção à população, estimulando a testagem e a procura por tratamento adequado em casos positivos.

Infecção

As hepatites B, C e D são transmitidas pelo contato com fluidos corporais infectados, como transfusão de sangue, relação sexual desprotegida ou compartilhamento de material perfuro cortante contaminado, como agulhas de tatuagem ou alicates em salões de beleza. Já as hepatites A e E, ocorrem por ingestão de água ou de alimentos contaminados.

Diagnóstico

Os testes rápidos são feitos com uma gota de sangue e o resultado sai em 30 minutos, caso dê positivo, o indivíduo é encaminhado para o tratamento a um dos serviços de referência, que são o Hospital Universitário, Bloco I do PAM Salgadinho e Hospital Escola Hélvio Auto.

Prevenção

Para uma proteção completa contra a doença é necessário fazer uso da prevenção combinada, que consiste no uso de preservativo, realização de testes rápidos e imunização. A hepatite é uma doença silenciosa, pode demorar anos a se manifestar, então é preciso que a população fique atenta para a importância da prevenção.

 Programação

19/07 – Praça Marcilio Dias (Jaraguá): Testes rápidos. Público-alvo: moradores em situação de rua;

26/07 – Mutirão de testagem para hepatites (Bloco I do Pam Salgadinho). Público- alvo: pessoas com mais de 40 anos;

25/07 – Cras Cacilda Sampaio (Vergel) – 14h – testes rápidos para hepatites, glicemia e vacinas. Público alvo: pessoas com mais de 40 anos atendidas pelo Cras;

27/07 – Cras Bebedouro – 14h – testes rápidos para hepatites, glicemia e vacinas. Público alvo – pessoas com mais de 40 anos atendidas pelo Cras;

28/07 – Dia Mundial de Combate as Hepatites Virais;

– Capacitação em hepatites virais para profissionais das Unidades Básicas de Saúde. Local: Conselho Regional de Medicina às 8h;

– Mutirões de testagem para hepatites. Locais: Shopping Maceió, Hospital Escola  Hélvio Auto e Hospital Universitário.

29/07 – Mutirão de testagem para hepatites. Local: Shopping Pátio para pessoas com mais de 40 anos.

Primeira Edição © 2011