Malha viária e drenagem recebem atenção especial

12/07/2017 15:34

A- A+

Ascom Seminfra

compartilhar:

As equipes de serviço da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) têm trabalhado intensamente para minimizar os danos causados pelas chuvas na malha viária e drenagem da cidade. Nesta quarta-feira (12), as ações estão espalhadas nos bairros da parte baixa e da parte alta da cidade.

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, Ib Brêda, as ações de manutenção de pavimento e os serviços de drenagem acontecem rotineiramente, mas, por conta da chuva, esse trabalho foi ampliado. “Desde o final de maio que chove quase todos os dias em Maceió, o que aumentou muito os danos nas vias e também trouxe prejuízos para galerias de águas pluviais com afundamentos, tubulações quebradas, além das obstruções pela quantidade de lixo. Estamos identificando esses problemas, recebendo as solicitações da população e programando as ações”, destaca o gestor.

Quando o tempo permite, um mínimo de dez caçambas de asfalto são abastecidas, cada uma com até 15 toneladas, e vão para os pontos programados fazer a recuperação no pavimento. Esta programação é feita pelos técnicos da Seminfra, que estão dando prioridade às ruas com maior fluxo de veículos e com mais prejuízos. Nesta quarta-feira (12), entre as vias que receberão o serviço de recuperação estão a Avenida Maceió, em Jaraguá; Fernandes Lima e Rotary, ambas no Farol; Rua João Lins Calheiros, Tabuleiro e Rua Jangadeiros Alagoanos, na Pajuçara, entre outras.

Drenagem

As equipes de drenagem também têm rodado a cidade fazendo a desobstrução de galerias de águas pluviais, com a finalidade de evitar os constantes alagamentos pós-chuvas. Em alguns pontos, quando é identificada tubulação quebrada ou outro problema maior, é necessário outro tipo de intervenção, como a substituição da tubulação antiga por tubos PEAD.

Nesta quarta-feira, equipes de drenagem estão realizando recuperação de poços de visita (PV) e bocas de lobo nas Ruas Triunfo e José Joaquim, ambas no Jacintinho e trabalhando com um afundamento de galeria no canteiro do Distrito Industrial. “Estamos realizando atravessamentos no Jacintinho. Em uma rua, são 60 metros de tubos PEAD e na outra, seis metros. No Distrito Industrial, foi um afundamento que abriu um buraco de 5 metros. As equipes já estão trabalhando para solucionar esses problemas”, explica o coordenador geral de drenagem, Esdras Maia.

Além destas intervenções, as Ruas Siqueira Campos e Cabo Reis, no Trapiche; Sandoval Arroxelas, Ponta Verde; e Travessa Jundiá, no Canaã, terão suas galerias desobstruídas nesta quarta-feira.

Suana Nobre / Ascom Seminfra

Primeira Edição © 2011