NEAFA vai esterilizar cães e gatos em Murici neste sábado

Ação faz parte do Projeto para Castração em Animais de Murici (CAM)

07/07/2017 11:29

A- A+

Assessoria Neafa

compartilhar:

O Núcleo de Educação Ambiental Francisco de Assis (NEAFA) vai realizar neste sábado, a partir das 8h, o 2º mutirão para castração de cães e gatos errantes no município de Murici (AL) na Escola Municipal Pedro Tenório Raposo. Esta é uma ação de iniciativa da protetora independente Claudinete Alves denominada Castração em Animais de Murici (CAM) e tem o apoio do atual prefeito Olavo Neto (PMDB) e do vereador Márcio Tenório (PMDB). Na 1ª edição foram operados 30 animais tanto de rua quanto de alguns tutores.

A ideia desse mutirão em Murici surgiu a partir do momento em que a Claudinete Alves, protetora independente e apaixonada por animais, percebeu que o quantitativo de cães e gatos nas ruas é muito grande e ela precisava fazer algo por eles. “Entrei em contato com o NEAFA para buscar apoio no sentido de fazer um mutirão porque é muito triste ver tantos animais abandonados, daí com alguns apoios e arrecadação de materiais conseguimos realizar a ação”, explicou.

Na edição anterior, após os procedimentos cirúrgicos que foram feitos em uma escola com ambiente climatizado, os animais foram encaminhados para um lar temporário até que se recuperassem das cirurgias. É importante ressaltar que a equipe do NEAFA preza por um ambiente adequado, climatizado e limpo. Além disso, leva materiais específicos para os procedimentos, como: mesas e calhas cirúrgicas, focos cirúrgicos, caixas de instrumentos específicas, colchões térmicos, EPI’s (luvas estéreis, jalecos, toucas, máscaras, pro-pés) e os medicamentos, tudo conforme é regido pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV). Os médicos veterinários que irão fazer os procedimentos serão Lysanne Medeiros, Ximenes Marques e Alexandre Cavalcante, todos da equipe da ONG.

Segundo a coordenadora do NEAFA, Pallova Costa, a ideia é sempre a de colaborar com o controle de natalidade dos animais errantes, prevenção de doenças, bem como minimizar o abandono. “Queremos com isso ajudar a melhorar a qualidade de vida destes e de outros animais necessitados. Buscaremos sempre fazer o melhor por eles e a protetora Claudinete Alves terá o nosso apoio sempre que precisar. Jamais deixaremos de apoiar ações como essas de mutirão para castrar animais, pois buscamos o bem-estar dos animais”, finalizou.

Primeira Edição © 2011