Ministro do Turismo garante apoio à construção do Mirante de Santa Amélia

05/07/2017 16:47

A- A+

Ascom Semds

compartilhar:

A proposta para a construção do novo mirante com a estrutura para lazer e esportes no tradicional bairro de Santa Amélia está sendo viabilizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds) e teve novos direcionamentos nesta quarta-feira (05). Em Brasília, o diretor de Espaços Públicos da Semds, Eduardo Ribeiro, entregou ao ministro do Turismo, Marx Beltrão, o projeto para a estruturação do local.

Durante a reunião com o titular do pasta federal, Ribeiro falou sobre a importância da construção do mirante e teve respostas de Marx Beltrão em relação à liberação dos recursos para o início da obra. Segundo o diretor, o ministro se demonstrou entusiasmado com a proposta e garantiu empenho para que a verba necessária seja repassada ao Município o quanto antes.

“Conversei com o ministro e ele garantiu que vai trabalhar para que o empenho da verba no Ministério seja realizado o mais rápido possível. Feito isso, poderemos assinar o contrato para o repasse dos recursos junto à Caixa Econômica Federal. Logo depois realizaremos o processo de licitação da obra e iniciaremos a execução para que possamos entregar mais um espaço de lazer e esportes estruturado para a população, com uma vista privilegiada de uma das regiões mais bonitas de Maceió, a Lagoa Mundaú”, disse Eduardo Ribeiro.

De acordo com o projeto elaborado pela Semds, o novo mirante terá playgraund, quadra de areia, área com equipamentos de ginástica, ciclovia, peitoril, além da jardinagem e arborização com o plantio de ipês das espécies rosa, roxa e amarela, bem como as plantas ornamentais que brotam as flores icsórias vermelhas.

Carta de projetos

O Mirante de Santa Amélia está entre as obras submetidas ao Ministério do Turismo por meio de uma carta de projetos para estruturar espaços públicos da capital contando com o aporte financeiro do Governo Federal em decorrência da dimensão dos serviços. A proposta foi aprovada pela pasta no final de abril e, do órgão, o projeto seguiu para a Caixa, que deve liberar a dotação orçamentária para que a pasta siga com os trâmites necessários.

Além desta, outras sete regiões podem ser contempladas por meio da proposta enviada ao órgão federal que prevê a criação da Rota dos Mirantes a partir da estruturação destes locais. A aprovação da obra no Ministério do Turismo foi celebrada pelo titular da Semds, Gustavo Acioli Torres, que destacou o empenho da Secretaria em buscar formas de dar celeridade às ações em benefício dos maceioenses, independente do momento de restrição orçamentária ocasionada pela crise nos municípios brasileiros.

“Seguindo a determinação do prefeito Rui Palmeira, estamos buscando recursos federais e a iniciativa privada para garantir novos serviços e trabalhos para a população. Mais uma vez, buscando esses caminhos, conseguimos a aprovação de um projeto importante em Brasília. A partir de agora, seguimos para o projeto complementar, conforme solicitação da Caixa Econômica Federal, e em breve deveremos iniciar os serviços. O mirante trará inúmeros benefícios ao bairro, ofertando um espaço de lazer aos moradores e também reforçando o potencial turístico em virtude da vista privilegiada”, disse o secretário.

Primeira Edição © 2011