Clássico 'O Mágico de Oz' será exibido em alta definição

27/06/2017 16:50

A- A+

Estadão Conteúdo

compartilhar:

Em 1939, concorriam ao Oscar grandes diretores de Hollywood - John Ford, Frank Capra, William Wyler, Sam Wood. Dois deles - Ford e Capra - já haviam vencido o prêmio da Academia (por O Delator e Aconteceu Naquela Noite). Concorriam de novo por No Tempo das Diligências/ Stagecoach, marco fundador do western como arte, e A Mulher Faz o Homem. Você sabe que são cinco indicados para o prêmio de direção. O quinto era Victor Fleming, o que venceu.

Há controvérsia porque, naquele ano, Fleming concorria por …E o Vento Levou. Venceu nas categorias de filme e direção, e o épico romântico sobre a derrocada do Sul escravagista ganhou também em outras categorias. Outro filme creditado a Victor Fleming estava entre os finalistas - O Mágico de Oz. A controvérsia é que, embora sejam dois filmes viscerais de Hollywood - e coerentes, do ponto de vista do tema, apesar da diversidade das histórias e gêneros -, nenhum deles foi realmente 'dirigido' pelo cineasta. Fleming foi um dos realizadores, e o que levou os créditos, mas ..E o Vento Levou é o supra-sumo do filme do produtor (David Selznick) e O Mágico de Oz, de estúdio (a Metro).

O Mágico de Oz terá sessão especial nesta terça, 27, às... Corra para garantir seu ingresso. Leve as crianças - elas vão adorar os Munchkins, anões da história. Baseado no romance infantil de L. Frank Baum, escrito no final do século 19, O Mágico de Oz virou referência - como musical e conto de fadas. A história começa em branco e preto e mostra como a garota Dorothy é levada por um ciclone para o mundo colorido de Oz. Ela passa o filme procurando o tal mágico, para poder voltar à sua casa, em Kansas Na abertura, tudo o que a irrequieta Dorothy não quer é sua casa. É preciso que ela caias no mundo, e se perca, para que valorize sua origem. Em ...E o Vento Levou, Scarlett O'Hara (Vivien Leigh) também faz todo um percurso até voltar para Tara. Ambos os filmes são definidores do tema da volta ao lar como paradigma de Hollywood - com a segunda chance, que também está na essência nas histórias.

Tudo ajudou a construir a mitologia de O Mágico de Oz. Dorothy e seu cão encontram o Espantalho, o Homem de Lata e o Leão Covarde, que a acompanham em sua jornada. Todos esperam que o Mágico de Oz resolva seus problemas. Seguem pela Estrada de Tijolos Amarelos, e Dorothy usa os sapatos vermelhos de rubi que .. Veja, se é que já não viu, para saber como ela os consegue. Judy, que já era uma estrela infanto-juvenil, representa com os seios presos por uma cinta, para parecer criança. E canta Over the Rainbow, Além do Arco-Íris, um clássico. O filme tem a bruxa boa e a má. E tem o mágico, vamos colocar com minúscula porque ele... Algumas falas são imorredouras - 'Eu sou um bom homem, mas um péssimo mágico", diz Frank Morgan. E a melhor - "Corações nunca vão ser práticas até serem feitos de material inquebrável "

Primeira Edição © 2011