Maceió sediará o maior evento de ciência de dados do Brasil

Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação apoia o Data Science for Business

24/06/2017 10:07

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Os principais nomes da ciência de dados no Brasil desembarcam este mês, na capital alagoana, para o Data Science for Business Maceió, maior evento da área no país, a ser realizado nos dias 30 de junho e 1º de julho, no Hotel Jatiúca Resort.

O evento conta com o apoio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e tem uma vasta programação, entre palestras, workshops e painel, buscando consolidar um novo ecossistema produtivo em Alagoas.

Para o secretário da Secti, Pablo Viana, esse evento é fundamental para o fortalecimento da cultura de dados abertos que vem sendo cultivada no Estado.

“Alagoas hoje representa uma importante líder tanto na base de dados abertos, que no Governo isso impacta na transparência pública, como na utilização destes dados para produção de conhecimento, aplicado na educação. Consequentemente, estes dois setores fortalecidos abre um campo de oportunidades de negócios em tecnologia da informação na região”, salientou o secretário.

Com a intenção de suscitar novos negócios baseados em dados, o Data Science Maceió pretende levar aos participantes diversos aspectos da área, que vão deste a extração dos dados, passando pelas técnicas de modelagem, busca de padrões, análise, até a visualização.

Dentro da programação do evento, renomados especialistas da área irão ministrar palestras, que compreendem todo o campo da ciência de dados. Dentre eles, estarão Eduardo Morelli, cientista de dados e coordenador do curso de pós-graduação em Big Data do Instituto Infnet; Renan Oliveira, engenheiro de dados da Globo.com; Sérgio Oliveira, CTO da Crave Food Services e cofundador da Associação Python Brasil; e Thoran Rodrigues, fundador e CEO da BigData Corp.

O cientista de dados Hélio Teixeira, que é coordenador e palestrante do evento, destaca a importância do Data Science para aprimorar e desenvolver negócios por meio dos dados.

“O evento vai mostrar como colocar a ciência de dados em ação em qualquer tipo de negócio para melhorar as decisões, produtos, serviços e fortalecer o relacionamento com os clientes. O mundo gera informação exponencialmente e, ao mesmo tempo, todos precisam saber extrair conhecimento útil dessa informação”, salienta Teixeira.

O Data Science for Business Maceió é uma realização do Instituto Hélio Teixeira e ColaboraLab, e conta com o patrocínio do Sebrae-AL e Senac. Além do apoio da Secti, Open Knowledge Foundation, Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas (Seplag) e da Agência Tatu de Jornalismo de Dados.

Inscrições

As inscrições para o segundo lote estão abertas no site do evento (www.institutohelioteixeira.org/dsfb/inscreva-se) até segunda-feira (26) ou até que durem os tickets. O investimento para os estudantes é R$ 120,00 e R$ 240,00 para profissionais. O pagamento pode ser realizado à vista, depósito bancário ou em até 12 vezes no cartão de crédito.

Primeira Edição © 2011