Caps integram exposição nacional sobre Arthur Bispo do Rosário

22/06/2017 17:44

A- A+

Ascom SMS

compartilhar:

O trabalho realizado nas oficinas de fotografia desenvolvidas como atividade terapêutica nos cinco Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do município estão expostos na galeria da Unidade de Cultura do Sesc Centro até o dia 11 de agosto.

Coordenada pelo Núcleo de Cultura e Reabilitação Psicossocial da Gerência de Atenção Psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – sob a curadoria da fotógrafa Rose Dias – a mostra do Projeto Luz Refletida integra a etapa de Maceió na exposição nacional “O Grande Veleiro”, uma homenagem ao artista visual sergipano Arthur Bispo do Rosário, que desenvolveu a maior parte de suas obras durante os cerca de 50 anos em que viveu em hospitais psiquiátricos. Maceió é a segunda capital a sediar o evento.

“É muito gratificante ver como as atividades das oficinas realizadas pelos Caps despertam as aptidões e capacidades dos nossos usuários, resultando na melhoria da autoestima deles. E o reconhecimento desses talentos pela sociedade é fundamental nesse processo de reabilitação e de reinserção social”, afirma a gerente de Atenção Psicossocial da SMS, Tereza Tenório.

No local, além de admirar as belas imagens captadas pelos participantes das oficinas de fotografia dos Caps e conhecer o olhar deles sobre o mundo que nos cerca, o visitante poderá acompanhar um vídeo com o depoimento dos usuários, falando sobre o processo de aprendizagem. Além disso, caso alguém tenha interesse, poderá adquirir qualquer foto lá mesmo no local da exposição e diretamente com os autores das imagens.

“Nas atividades do Núcleo, os usuários são estimulados para exercerem sua autonomia, pois trabalhamos acreditando no potencial do ser humano. É a partir disso que temos alcançado resultados tão positivos”, reforça Carla Rosset, coordenadora das ações do Núcleo.

Exposição – Idealizada para homenagear a vida e obra do artista Arthur Bispo do Rosário, considerado um dos grandes expoentes da arte contemporânea brasileira, a exposição “O Grande Veleiro” faz parte do projeto ArteSesc Museu-Mundo, realizado pelo Departamento Nacional do Sesc, que tem como objetivo contribuir com a difusão da arte pelo país promovendo exposições, cursos, palestras, oficinas e diálogos sobre os mais diversos artistas brasileiros. A exposição conta com a parceria do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea (mBrac), instituição responsável pela preservação, conservação e difusão do acervo deixado pelo artista.

Arthur Bispo do Rosário (1911-1989) foi um artista visual sergipano cuja obra suscitou discussões no mundo da arte e da psicologia. Bispo do Rosário trazia em suas criações retratos de suas vivências. Em seu processo criativo utilizou bordado, sucata e materiais oriundos do cotidiano do hospital onde residia. Sua obra mais conhecida é o manto de apresentação que o artista usaria no dia do Juízo Final.

Durante a exposição haverá ainda atividades como contação de histórias, com Damiana Melo, bate-papo com o Prof. Dr. Severino Alves de Lucena Filho, lançamento do livro “Festa Junina em Portugal: Marcas culturais no contexto de folkmarketing”, vivência com o Grupo BordAzul – bordadeiras do Litoral Norte e apresentações artísticas.

Primeira Edição © 2011